Embora o Exército do Ar e Espaço espanhol já se projete para o futuro por meio da participação no Programa FCAS, impulsionado pela Espanha juntamente com a França e a Alemanha, também não deixa de atender às necessidades mais imediatas refletidas na incorporação de novos aviões de combate. Isso ficou evidente com a confirmação de que os três primeiros caças Eurofighter Tranche 4, enquadrados no Programa Halcón I, serão entregues pela Airbus Defense and Space durante o próximo ano de 2026.

A novidade foi divulgada dias atrás pelo próprio Chefe do Estado-Maior do Exército do Ar e Espaço, General do Ar Francisco Braco Carbó, no âmbito de uma coletiva que o alto comando concedeu à imprensa em Madri.
Segundo indicado, o JEMA detalhou os últimos avanços do Programa Halcón I, destinado à aquisição de 20 novos Eurofighters Tranche 4, que substituirão os atuais EF-18 Hornet empregados por diversas Alas do Exército do Ar. Foi confirmado que os três primeiros aviões deste lote serão entregues pela Airbus durante o próximo ano de 2026.
Com base no informado, esses caças serão entregues na linha de montagem final que o consórcio europeu possui em Getafe, Madri. Embora não tenham sido fornecidos detalhes, será nesse momento que o Exército do Ar e Espaço iniciará os respectivos voos de aceitação e testes das aeronaves. Contudo, como mencionado, o cronograma definitivo de incorporação não foi detalhado, podendo apresentar alterações à medida que as datas se aproximem.

Por fim, também é importante destacar que a Espanha confirmou a compra de outro lote adicional de Eurofighters Tranche 4, composto por 25 aviões de combate e incluído no Programa Halcón II, ratificado há um ano, no mês de dezembro. No entanto, ao contrário dos aviões do Halcón I, as entregas destes estão previstas apenas para o ano de 2030.
Talvez te interesse: Espanha, Letônia e Áustria assinam acordo de cooperação e integração para o veículo de combate ASCOD




