Autoridades de Trinidad e Tobago confirmaram recentemente que o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA está reforçando sua presença local com o desdobramento de um radar AN/TPS-80 G/ATOR. A assistência faz parte de um acordo entre ambos os países com o objetivo de aumentar as capacidades de vigilância diante de voos ilegais diretamente relacionados a organizações narco-terroristas e à crescente tensão com a Venezuela.

Radar G/ATOR de los Marines en Trinidad y Tobago
Radar G/ATOR do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA recentemente desdobrado em Trinidad e Tobago. Foto via Guardian Trinidad & Tobago

De acordo com o jornal Trinidad and Tobago Guardian, a Primeira-Ministra Kamla Persad-Bissessar confirmou que “… os EUA estão instalando um novo radar para monitorar as atividades dentro e fora de Trinidad e Tobago…”. A autoridade trinitense também mencionou que tropas norte-americanas seguem presentes no país, “…ajudando com melhorias de vigilância em Tobago…”.

A Primeira-Ministra também afirmou que os Fuzileiros Navais dos EUA “…estão ajudando com a pista, a estrada e um radar…[que] nos ajudará a melhorar nossa vigilância e a inteligência de radar contra os narcotraficantes em nossas águas…”. Vale destacar que fuzileiros pertencentes à 22ª Unidade Expedicionária estiveram desdobrados há quase 10 dias em Trinidad e Tobago, presença que ocorreu no âmbito de exercícios conjuntos com a Força de Defesa local.

A 22ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais é um dos muitos elementos das Forças Armadas que Washington mantém desdobrados na área de responsabilidade do Comando Sul como parte das operações de combate a organizações narco-terroristas — ações que têm gerado tensões constantes com a República Bolivariana da Venezuela. Além do componente terrestre, os Fuzileiros dispõem de meios aéreos, como helicópteros e caças de quinta geração F-35B Lightning II, bem como meios anfíbios da Marinha dos EUA e aeronaves da Força Aérea.

Helicóptero AH-1Z Viper de los Marines de EE.UU. desplegado en el Caribe
Um helicóptero de ataque AH-1Z Viper que integra o componente aéreo da 22ª Unidade Expedicionária dos Fuzileiros Navais, desdobrada na região do Caribe. Foto: USMC

Radar de vigilância AN/TPS-80 G/ATOR

Fabricado pela Northrop Grumman, o radar de vigilância AN/TPS-80 G/ATOR permitiu aos Fuzileiros Navais ampliar sua capacidade de detectar, rastrear e atacar diversos tipos de ameaças aéreas em ambientes contestados. Segundo o fabricante, o G/ATOR “…consolida as missões de vigilância aérea, defesa aérea e aquisição de alvos de contrabateria em um único pacote, capaz de executar todas essas funções simultaneamente e reagir com a velocidade necessária para o campo de batalha atual…”.

O G/ATOR é um radar tridimensional multifunção, de curto e médio alcance, concebido para operar com forças expedicionárias como os Fuzileiros Navais. O sistema é capaz de detectar alvos de baixa observabilidade e baixa seção reta radar, como foguetes, projéteis de artilharia de campanha, morteiros, mísseis de cruzeiro e sistemas aéreos tripulados e não tripulados.

Radar AN/TPS-80 G/ATOR de los Marines de EE.UU. desplegado en Japón
Radar G/ATOR desdobrado na Base Aérea de Kadena, Japão. Sua presença em Trinidad e Tobago servirá para reforçar as capacidades locais de vigilância e controle. Foto: USAF – Airman 1st Class Amy Kelley

O AN/TPS-80 G/ATOR, operando na banda S, proporciona vigilância de longo alcance, em quatro dimensões e 360 graus, para defesa aérea e antimísseis, controle de fogo e controle de tráfego aéreo. “…Com a capacidade de estabelecer trilhas de controle de tiro de alta qualidade em um único varrimento, o radar fornece os dados necessários para que as armas de defesa destruam ameaças aéreas, como mísseis de cruzeiro, mísseis hipersônicos, mísseis balísticos, aeronaves tripuladas e veículos aéreos não tripulados (UAVs)…”, detalha a Northrop Grumman.

O AN/TPS-80 G/ATOR também possui capacidade de realizar missões de controle de tráfego aéreo, atuando como um gestor multifuncional terrestre de operações de voo.

Imagem de capa ilustrativa. Créditos: USMC – Cpl. Emily Weiss

Você pode se interessar: HII conclui a entrega do 25º submarino nuclear de ataque da classe Virginia para a Marinha dos EUA

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.