Ao longo dos últimos meses, a United Aircraft Corporation (UAC) avançou na entrega de novos aviões de combate às Forças Armadas russas, com especial ênfase nas Forças Aeroespaciais, que têm assumido grande parte do peso das operações aéreas na Ucrânia. No entanto, conforme indicado no último anúncio, o consórcio também continua fornecendo caças para a Marinha russa. Em detalhe, trata-se da entrega de um lote de caças-bombardeiros Sukhoi Su-30SM2, uma das variantes mais modernas da família Flanker em serviço.

Designado oficialmente como Su-30SM2, este caça-bombardeiro está em serviço na Rússia tanto com as Forças Aeroespaciais quanto com a Aviação Naval da Marinha. Além disso, tem sido exportado para países aliados de Moscou, como Belarus, que nos últimos meses recebeu novos exemplares provenientes da linha de produção da fábrica de Irkutsk, no âmbito de um pedido total de 12 Su-30SM/SM2.

Entre as principais características do Su-30SM2 destaca-se a incorporação de novos equipamentos e sistemas de aviônica presentes no Su-35S, a versão mais moderna da família de aeronaves em serviço com as VKS. Essas melhorias concentram-se na integração do radar PESA Irbis-E e dos motores AL-41F-1S.

Su-30SM y Su-30SM2 – Ministerio de Defensa de Bielorrusia

Retornando às novidades divulgadas pela própria UAC em 21 de novembro, o consórcio confirmou a entrega de um novo lote de aeronaves ao Ministério da Defesa russo. Embora não tenha sido especificado a qual ramo das Forças Armadas elas se destinam, graças a imagens e vídeos divulgados é possível confirmar que os Su-30SM2 serão entregues à Marinha russa, por portarem em seus fuselagens a característica bandeira de Santo André.

Da mesma forma, como costuma ocorrer nesse tipo de anúncio, não foi informado o número exato de unidades entregues à Aviação Naval, mas pelas imagens e vídeos pode-se tratar de dois exemplares, constituindo a primeira entrega registrada referente ao ano de 2025.

As últimas entregas oficiais de Su-30SM2 divulgadas pela UAC ocorreram em 2023, nos meses de julho e dezembro, enquanto em 2024 não houve novos registros de entrega.

Por fim, a Rostec indicou: “O Su-30SM2 é considerado um dos melhores aviões e é altamente valorizado pelos pilotos. Destaca-se por sua alta manobrabilidade, excelentes características de voo e ampla gama de armamentos, incluindo sistemas de longo alcance. A aeronave pode empregar praticamente todos os tipos atuais de armas aéreas. Graças ao seu poderoso radar, o Su-30SM2 pode ‘enxergar’ mais longe e com maior precisão, facilitando o trabalho da tripulação. Seu avançado sistema de guerra eletrônica, por sua vez, permite ao caça neutralizar de maneira eficaz os meios de ataque aéreo do inimigo. Aeronaves desse tipo demonstraram sua eficácia durante a operação militar especial, tendo destruído centenas de alvos aéreos e terrestres, incluindo sistemas Patriot”.”

Fotografias: United Aircraft Corporation.

Talvez você se interesse: A Rússia teria entregue os dois primeiros novos caças furtivos de quinta geração Su-57E à Força Aérea da Argélia

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.