Como parte de um abrangente programa de modernização naval, o estaleiro SIMA Perú (Servicio Industrial de la Marina S.A.) iniciou oficialmente a construção de uma nova fragata multifuncional para a frota de superfície da Marinha do Peru. A cerimônia, que marca um novo marco na história da indústria naval peruana, ocorreu com o tradicional corte da primeira chapa de aço na oficina X-40, recentemente reformada, e contou com a presença do Comandante-Geral da Marinha, do Embaixador da República da Coreia no Peru e dos CEOs da SIMA e da Hyundai Heavy Industries (HHI).

O evento formalizou o início dos trabalhos na primeira embarcação a ser construída no âmbito do acordo de cooperação entre a SIMA Peru e a HD Hyundai Heavy Industries (HHI), empresa sul-coreana com vasta experiência em projeto e fabricação de navios militares. Este projeto faz parte de um contrato avaliado em aproximadamente US$ 463 milhões, que também inclui a construção de um navio de patrulha oceânica (OPV) e duas unidades de transporte logístico.

A parceria entre a SIMA e a HHI visa não apenas fortalecer as capacidades operacionais da Marinha, mas também consolidar um ecossistema industrial e tecnológico nacional. Para tanto, ambas as entidades estão trabalhando na incorporação de fornecedores locais e no fornecimento de treinamento técnico para pessoal peruano. Engenheiros e técnicos da HHI permanecerão no país para ministrar treinamento in loco, transferindo conhecimento avançado em construção naval para que a SIMA possa construir navios de guerra de forma independente no futuro.

O programa inclui um processo abrangente de transferência de tecnologia e localização industrial. Desde o final de 2024, avaliações vêm sendo realizadas em empresas nacionais com potencial para integração à cadeia de suprimentos. Foram identificados materiais e equipamentos que podem ser produzidos localmente, como fiação, tintas, utensílios de cozinha e materiais estruturais. À medida que o projeto avança, espera-se que a fabricação nacional de componentes mais complexos aumente gradualmente.

A nova fragata, baseada no projeto HDF-3200 da HD Hyundai Heavy Industries, terá um deslocamento aproximado de 3.400 toneladas e será equipada com sistemas de última geração. Entre eles, destacam-se os sistemas de guerra eletrônica da empresa sul-coreana LIG Nex1, que permitirão a integração de sensores, sistemas de armas e comunicações sob o conceito “Sensor to Shooter” (Sensor ao Atirador). Além disso, a empresa norueguesa Kongsberg Maritime fornecerá os propulsores de passo controlável, linhas de eixo, mancais, vedações e sistemas de controle associados.

De acordo com o cronograma estabelecido, a fragata será entregue à Marinha do Peru em 2029. Este programa representa um passo decisivo para a consolidação de uma capacidade nacional sustentável de construção naval militar, colocando a SIMA Perú e a indústria marítima do país em um novo estágio de desenvolvimento e projeção regional.

*Imagens meramente ilustrativas.

Você também pode se interessar por: A Força Aérea Brasileira e a empresa sul-coreana Innospace estão finalizando os preparativos para o lançamento do foguete HANBIT-Nano

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.