Naquela que marca a primeira vez que a Rússia exporta com sucesso seus novos helicópteros Mi-38, as Forças Armadas de Myanmar anunciaram a entrega de um lote de três aeronaves: duas variantes de transporte e uma projetada especificamente para VIPs. Esta entrega finalmente cumpre os termos de um contrato assinado com Naypyidaw em 2020, refletindo um atraso significativo no atendimento às necessidades do primeiro cliente internacional da plataforma.

Um Mi-38 no MAKS Air Show (2019) – Créditos: Anna Zvereva

Aprofundando-nos em alguns detalhes conhecidos, podemos mencionar que as plataformas foram fabricadas pela empresa estatal russa Kazan Helicopters. Além disso, relatos indicam que o primeiro helicóptero Mi-38 foi entregue em setembro passado, ocasião em que começaram a circular as primeiras imagens de uma dessas aeronaves realizando voos de teste no país. Na cerimônia formal de comissionamento, as três unidades foram exibidas lado a lado no solo, com o evento presidido pelo General Min Aung Hlaing.

Uma breve revisão da história dessa aquisição revela um processo repleto de peculiaridades, tanto em termos de atrasos e suas razões, quanto em relação à divulgação dos detalhes agora conhecidos. Nesse sentido, é possível afirmar que em 2020 a Rússia anunciou ter fechado o acordo com um país do Sudeste Asiático, mas somente em 2022, com o vazamento de documentos governamentais pela oposição política de Mianmar, tornou-se público qual era o país e o investimento de mais de 80 milhões de euros necessário para a concretização do negócio, incluindo os helicópteros, kits de manutenção, treinamento e outros elementos associados.

Em relação ao atraso de cinco anos entre a assinatura do contrato e a cerimônia, fontes locais indicaram que se deveu ao desenvolvimento contínuo dos motores Klimov que equipam a plataforma Mi-38. Apontaram também para a constante instabilidade política no país após o golpe de 2021. No caso do primeiro argumento, sugere-se que isso também tenha levado a atrasos nas duas entregas planejadas para o Ministério da Defesa russo, além das nove solicitadas pelo Ministério de Situações de Emergência.

Por fim, analisando as principais características técnicas da plataforma, sabe-se que o Mi-38 tem aproximadamente 20 metros de comprimento e capacidade para transportar até 30 pessoas ou cerca de 6.000 quilos de carga interna, dependendo das necessidades. Seu sistema de propulsão consiste em dois motores turboeixo Klimov TV7-117V, cada um com potência estimada em 2.800 cavalos, velocidade máxima de 296 quilômetros por hora e alcance de 890 quilômetros. Além disso, seu design é adequado para operar em diversas condições climáticas, desde ambientes tropicais até regiões de alta altitude com temperaturas extremamente baixas, podendo operar tanto de dia quanto de noite.

*Imagens ilustrativas.

Você também pode se interessar por: As Forças Aeroespaciais da Rússia perdem um caça Su-30SM em um acidente

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.