A integração e complementaridade entre os novos caças Gripen E da Saab e os aviões de transporte KC-390 Millennium da Embraer atingiu um novo marco. Isso se confirma a partir do anúncio feito por ambas as companhias sobre a conclusão dos voos de reabastecimento, com o objetivo de certificar essa capacidade para ambas as plataformas, contando durante o processo com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).

Nos últimos anos, Saab e Embraer vêm aprofundando sua relação em termos industriais impulsionada pelo Gripen E e pelo KC-390, sendo a realização da campanha de ensaios em voo para certificar a capacidade de reabastecimento um passo essencial. Isso porque o novo Gripen E está em processo de transição para se tornar a principal e mais moderna plataforma de combate das Forças Aéreas do Brasil e da Suécia, fato que se replica também com o KC-390 no segmento de transporte, cujo marco é a confirmação da compra de novos aviões por Estocolmo.

No que diz respeito aos voos de certificação, eles ocorreram nas instalações da Embraer localizadas em Gavião Peixoto, onde se situa o novo Centro de Testes em Voo Gripen, sendo coordenados pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira.

Os esforços englobaram a participação de pilotos e engenheiros da Embraer, Saab e da FAB na realização dos voos de certificação, os quais tiveram dois objetivos principais: em primeiro lugar, “qualificar o Gripen E como receptor para o reabastecimento em voo, um passo chave para validar o desempenho, a estabilidade e a integridade estrutural do caça durante toda a operação”, conforme detalhou a Embraer em seu comunicado oficial; e, em segundo lugar, “…verificar a compatibilidade de ambas as aeronaves em todo o envelope de voo do KC-390, para reabastecimento em alta velocidade tanto em condições diurnas quanto noturnas”.

Além disso, não se deve deixar de destacar a importância desta certificação para a futura incorporação do KC-390 à Força Aérea da Suécia, que selecionou a aeronave de transporte brasileira como substituta de seus veteranos Hércules C-130, projetando a plataforma como a futura espinha dorsal de suas capacidades de transporte tático.

Por esse motivo, os resultados alcançados durante a campanha de certificação serão entregues à Autoridade Sueca de Aviação Militar (SE-MAA) para avaliação e análise, a fim de validá-los e garantir que as aeronaves atendam aos padrões internacionais exigidos; detalhe relevante, já que o C-390 também está sendo incorporado por outras Forças Aéreas europeias, muitas das quais fazem parte da OTAN, como Países Baixos, Lituânia e República Tcheca.

Declarações oficiais

Este importante marco confirma as qualidades incomparáveis do KC-390 como avião-tanque e fortalece ainda mais nossa parceria com a Saab e a Força Aérea Brasileira. Além disso, a exclusiva capacidade multimissão que o KC-390 oferece, permitindo converter a aeronave em um tanque em questão de horas, proporciona uma flexibilidade inigualável às forças aéreas de todo o mundo”, afirmou Walter Pinto Júnior, diretor de Operações da Embraer Defense & Security.

Esta conquista reflete o alto nível de integração entre as equipes envolvidas. A verificação do reabastecimento em voo é um marco técnico muito significativo para nosso negócio, pois demonstra que o Gripen E atingiu um novo nível de alcance operacional. O sucesso desta campanha reforça ainda mais a parceria estratégica entre Brasil e Suécia, bem como o papel do Brasil dentro do ecossistema global do programa Gripen”, ressaltou Mikael Olsson, chefe de Testes em Voo da Saab.

A verificação do reabastecimento em voo entre o KC-390 e o F-39 Gripen representa o sucesso de uma cooperação que transcende fronteiras. É o resultado de um esforço conjunto que combina tecnologia sueca, engenharia brasileira e a excelência operacional da Força Aérea Brasileira”, indicou o coronel aviador George Luiz Guedes de Oliveira.

Fotografias: Embraer.

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.