Nas primeiras horas da manhã de 5 de novembro, o Departamento de Guerra dos EUA e a Força Aérea dos EUA anunciaram um novo teste de lançamento de um míssil balístico Minuteman III sem ogivas, a partir da Base Espacial de Vandenberg, na Califórnia. De acordo com as informações disponíveis, o objetivo principal do lançamento era testar a confiabilidade, a operacionalidade e a precisão da arma, demonstrando assim as capacidades de dissuasão das Forças Armadas dos EUA. Essa atividade já havia sido programada e seguiu testes semelhantes realizados em maio do mesmo ano.
Detalhes adicionais indicam que o míssil percorreu um total de 6.760 quilômetros, sendo lançado de Vandenberg em direção ao Centro de Testes de Defesa contra Mísseis Balísticos Ronald Reagan, do Comando de Defesa Espacial e de Mísseis do Exército dos EUA, localizado no Atol de Kwajalein, nas Ilhas Marshall. Além disso, foi indicado que o lançamento foi realizado pelo 625º Esquadrão de Operações Estratégicas do Comando de Ataque Global da Força Aérea, com o apoio dos sistemas de controle de uma aeronave E-6B Mercury da Marinha dos EUA.

Com base em algumas declarações oficiais, podemos citar a Tenente-Coronel Karrie Wray, atual comandante do 576º Esquadrão de Teste de Voo: “O GT 254 (nome dado ao teste) não é apenas um lançamento, mas uma avaliação abrangente para verificar e validar a capacidade do sistema de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) de cumprir sua missão crítica. Os dados coletados durante o teste são inestimáveis para garantir a confiabilidade e a precisão contínuas do sistema de armas ICBM.”
Além disso, vale lembrar que esses lançamentos de mísseis Minuteman III não apenas permitem que Washington mantenha sua extensa rede de capacidades de dissuasão, mas também facilitam a coleta de dados cruciais para o desenvolvimento do futuro sistema LGM-35A Sentinel, que está sendo desenvolvido como seu substituto. Até que este último entre em serviço, o Minuteman III continuará seu legado, que já abrange mais de cinco décadas, desde que o primeiro exemplar foi implantado na década de 1970.

Como afirmou o General da Força Aérea dos EUA, Stephen L. Davis: “À medida que modernizamos nosso sistema com o sistema de armas Sentinel, devemos continuar a manter a prontidão operacional da atual frota de mísseis Minuteman III. O 254º Grupo de Tarefas contribui para o cumprimento desse compromisso, garantindo sua precisão e confiabilidade consistentes.”
Por fim, vale ressaltar que os testes descritos acima ocorreram poucos dias após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar que seu país retomaria os testes nucleares após mais de 33 anos de suspensão. Segundo o presidente, isso se deve aos problemas causados pelos testes conduzidos por outras potências rivais dos EUA no cenário geopolítico, especificamente a Rússia e a China, mencionadas nessa ordem pelo próprio Trump. Como exemplo ilustrativo, é importante destacar os recentes testes realizados por Moscou com seus mísseis nucleares Burevestnik, bem como com seus veículos subaquáticos não tripulados Poseidon, considerados de grande poder destrutivo, como já foi afirmado em ocasiões anteriores.
*Imagem da capa: Sargento Técnico Draeke Layman
Você também pode se interessar por: O grupo de ataque do porta-aviões USS Gerald R. Ford, da Marinha dos EUA, já está a caminho do Caribe




