Ontem, a Saab anunciou que a Suécia lhe concedeu um novo contrato no valor de 1 bilhão de coroas suecas para o desenvolvimento de novos lançadores de armas para seus caças Gripen C/D e E. O contrato foi detalhado pela Agência Sueca de Material de Defesa (FMV). Especificamente, foi relatado oficialmente que o pedido se refere à produção em série dos lançadores, no âmbito de um contrato já existente para o desenvolvimento e integração do sistema na aeronave.

A respeito disso, Lars Tossman, chefe da área de negócios de aeronáutica da Saab, declarou: “O sistema de lançamento é uma parte importante para garantir a disponibilidade contínua do Gripen e apoiar as capacidades da Força Aérea Sueca”. Vale ressaltar que esses sistemas de lançamento são responsáveis ​​pelo transporte dos mísseis ar-ar e dos pods de contramedidas atualmente utilizados pelos caças Gripen em suas diversas versões. Esses sistemas são montados nos pilones da aeronave e se conectam a ela por meio de um sofisticado sistema de ligação entre a aeronave e seu armamento.

Essa novidade surge poucos dias após a Força Aérea Sueca anunciar a entrega e incorporação de seu primeiro caça Gripen E, que abrirá caminho para a futura frota de 60 aeronaves que a instituição espera adquirir. Como noticiamos em 21 de outubro, a aeronave fez parte de uma cerimônia oficial realizada na Base Aérea de Skaraborg, o futuro lar da aeronave, na qual o Ministro da Defesa, Pål Jonson, esteve presente. Com este marco, a aviação de caça sueca adiciona uma plataforma que se destaca pelo novo radar AESA Raven ES-05 e pelo novo motor General Electric F414G, bem como por novos sistemas de guerra eletrônica e comunicações; com a possibilidade de adicionar mais componentes graças ao seu design modular.

Por outro lado, vale destacar que a empresa está diante de uma possível encomenda significativa de caças Gripen da Força Aérea Ucraniana, que, segundo relatos, busca adquirir até 150 aeronaves para reforçar e modernizar sua frota. Embora nenhum acordo de compra tenha sido confirmado ainda, Estocolmo e Kiev já assinaram a respectiva Carta de Intenções, representando o primeiro passo formal para a aquisição. Isso indica que as avaliações técnicas preliminares já foram concluídas.

Por fim, ampliando a perspectiva sobre o futuro da aviação sueca, é importante mencionar que a Força Aérea e a Saab estão progredindo no desenvolvimento do caça que eventualmente substituirá o modelo Gripen. Trata-se do programa conceitual conhecido como Framtida Stridsflygsystem, cujos desenvolvimentos mais recentes indicam a intenção de ter um demonstrador tecnológico capaz de voar até 2027. Isso seria viabilizado por investimentos como a nova extensão de contrato, que atingiria 2,676 bilhões de coroas suecas e foi anunciada pela Administração Sueca de Material de Defesa (FMV).

*Imagens utilizadas para fins ilustrativos.

Você também pode se interessar por: O Exército Italiano firmou um acordo com a Leonardo e a Rheinmetall para a compra de veículos de combate de infantaria Lynx KF-41

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.