No Oceano Pacífico, ao largo da ilha havaiana de Oahu, soldados do 2º Batalhão, 35º Regimento de Infantaria do Exército dos EUA treinaram e realizaram simulações táticas e operações de combate utilizando o sistema de morteiro móvel leve Scorpion de 81 mm, fabricado pela Global Military Products. A atividade ocorreu no Quartel Schofield como parte do evento Transformation in Contact (TiC) 2.0 e teve como objetivo avaliar a mobilidade, letalidade, segurança do operador e capacidade de transporte aéreo do sistema.


O evento TiC 2.0, realizado de 20 a 25 de outubro, ofereceu aos soldados a oportunidade de testar equipamentos de última geração em cenários de campo. Sem alterações nas formações ou nos conceitos operacionais, os participantes puderam se desdobrar, disparar e se movimentar com mais rapidez; a variante do Veículo de Esquadrão de Infantaria – Utilitário (ISV-U) foi capaz de transportar o Scorpion Light e 72 projéteis de morteiro.
“Nossa participação no TiC 2.0 destacou o imenso valor que o Scorpion Light traz para as forças de combate modernas”, disse James Knight, gerente sênior de Sistemas de Defesa e Energéticos da Global Military Products. “O feedback dos soldados foi inestimável e validou ainda mais a capacidade do sistema de fornecer fogo indireto rápido, altamente móvel, preciso e com alta capacidade de sobrevivência. Temos orgulho de fazer parte da missão do Exército de implantar a próxima geração de equipamentos eficazes em combate.”


Os cenários táticos incluíram operações de posicionamento e deslocamento, destacando as seguintes características do Scorpion Light:
- Desdobramento e Mobilidade Rápidos: Montado no ISV-U, o sistema demonstrou a capacidade de posicionar, disparar e deslocar-se em menos de dois minutos — uma capacidade de “atirar e fugir” projetada para reduzir a exposição ao fogo de contrabateria.
- Sistema Automatizado de Controle de Tiro: Um sistema digital de controle de tiro permitiu a rápida aquisição e reorientação de alvos com mínima intervenção da tripulação; foi utilizado para engajar múltiplos alvos durante operações simuladas. O sistema pode ser integrado a sistemas de controle de tiro de terceiros.
- Capacidade de Força Expedicionária: A plataforma integrada Scorpion Light-ISV-U pode ser transportada internamente por um helicóptero CH-47 Chinook, tornando-a adequada para rápido desdobramento em ambientes remotos ou austeros e para apoio a formações de infantaria leve.


Duas unidades do Scorpion Light permanecerão no Havaí para participar dos exercícios programados do Centro Conjunto de Preparação Multinacional do Pacífico (JPMRC) no início de novembro. Espera-se que sejam transportadas por aeronaves C-17 para inserção aérea e mobilizadas em vários dias de simulações de combate.
O feedback direto coletado dos soldados durante o TiC 2.0 fará parte do processo de modernização do Exército e orientará futuras atualizações e decisões de aquisição de sistemas de morteiro móveis.

A avaliação no Havaí soma-se a outros testes recentes nos EUA, incluindo uma demonstração com munição real com o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA na Base Aérea de Quantico. Uma versão do mesmo sistema também já foi utilizada operacionalmente na Ucrânia. O design modular e o desempenho do Scorpion foram citados por fabricantes e forças aliadas interessadas em soluções móveis de apoio de fogo.
Imagem da capa: Os sistemas de morteiro leves móveis permanecerão no Havaí para participar dos exercícios de treinamento planejados pelo Centro Conjunto de Preparação Multinacional do Pacífico (JPMRC) no início de novembro, onde o sistema será transportado por C-17 para inserção aérea e participação em vários dias de simulações de combate.
Você também pode se interessar por: O grupo de ataque do porta-aviões USS Gerald R. Ford, da Marinha dos EUA, já está a caminho do Caribe




