Em mais um sinal de aproximação entre os dois países no campo da defesa, a China estaria avaliando a doação de suas últimas fragatas Tipo 053 em serviço para a Marinha da Indonésia, o que permitiria reforçar consideravelmente a sua frota de superfície. Especificamente, os navios em questão pertenceriam à variante Tipo 053H3, da qual o Gigante Asiático construiu um total de 10 unidades, mantendo atualmente 8 delas após a venda das 2 restantes para Bangladesh no ano de 2019.

Vale lembrar que a frota de fragatas Tipo 053H3 foi incorporada pela Marinha da China a partir da década de 1990, sendo projetada como uma continuação dos modelos Tipo 053H2G. Analisando algumas de suas principais características conhecidas, trata-se de embarcações com um deslocamento de 2.250 toneladas, comprimento de 112 metros e boca de 12,4 metros — dimensões que permitem acomodar uma tripulação de 168 militares. Além disso, possuem um armamento principal composto por lançadores de quatro células capazes de empregar oito mísseis antinavio YJ-83, somados a uma torre equipada com dois canhões PJ33A de 100 mm e complementados por lançadores de torpedos.

As embarcações também passaram por um processo de modernização de meia-vida, durante o qual foram atualizados seus conjuntos de radares e sistemas de apoio eletrônico, substituídos por equipamentos semelhantes aos instalados nas fragatas Tipo 054. De forma adicional, suas capacidades de defesa aérea foram aprimoradas com a substituição dos antigos mísseis HQ-7 pelos mais modernos HHQ-10, enquanto os canhões secundários Tipo 76A de 37 mm foram trocados por novos sistemas CIWS Tipo 630 de 30 mm.

Considerando esses aspectos, vale destacar que as fragatas seriam até dez anos mais novas do que a outra potencial alternativa à qual a Indonésia poderia recorrer para modernizar sua Marinha — os destróieres da classe Abukuma, que estão sendo desativados pela Força Marítima de Autodefesa do Japão —, possibilidade também analisada pela vizinha Filipinas. Além disso, uma doação por parte da China permitiria reduzir custos e obstáculos legais para sua concretização, já que o Japão é limitado por seu arcabouço legislativo na exportação de armamentos.

Por outro lado, é importante lembrar que o Gigante Asiático e a Indonésia já estão próximos de concluir um importante acordo para a transferência de caças J-10B usados, em operação na China, com apoio financeiro de Pequim. Na mesma linha, estão em negociação a possível venda de lanchas de ataque rápido Tipo 22, bem como de mísseis de cruzeiro CM-302 e mísseis de defesa costeira YJ-12. Segundo estimativas divulgadas em outubro, a China estaria se preparando para conceder um empréstimo de cerca de 3,1 bilhões de dólares, o que permitiria à Indonésia operar com maior flexibilidade orçamentária.

Imagens meramente ilustrativas

Você também pode se interessar: Indonésia dá um novo passo para concretizar a compra do porta-aviões Garibaldi desativado pela Marinha Italiana

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.