Como símbolo do crescimento da indústria aeronáutica nacional, a empresa Hindustan Aeronautics Limited (HAL) inaugurou uma nova linha de produção dedicada aos novos caças LCA Tejas Mk1A, que começarão a equipar a Força Aérea da Índia. Essa linha está localizada na cidade de Nashik e se soma às duas já existentes em Bengaluru, reforçando a capacidade industrial do país.

Com a presença do Ministro da Defesa indiano, Raksha Mantri, que presidiu a cerimônia de inauguração, a nova planta tem como objetivo aumentar a capacidade anual de produção – passando de cerca de 16 unidades por ano para 24 – destinadas ao caça LCA Mk1A. Esse incremento responde à necessidade da Força Aérea Indiana de modernizar e expandir sua frota de caças, fortalecendo a autonomia e a produção nacional.

O aumento da capacidade produtiva se insere no contrato assinado no final de setembro passado entre o Ministério da Defesa da Índia e a HAL para a fabricação de 97 novos caças LCA Tejas Mk1A, uma operação avaliada em aproximadamente US$ 11 bilhões. Esse acordo soma-se ao pedido anterior de 83 unidades do mesmo modelo, elevando o total para 180 aeronaves de combate leves, que substituirão progressivamente os antigos MiG-21, recentemente desativados, e permitirão aumentar o número total de esquadrões de combate em serviço.

Paralelamente, a HAL recebeu recentemente os primeiros motores F404 fabricados nos Estados Unidos pela General Electric Aerospace, destinados a equipar os novos LCA Tejas Mk1A. As entregas iniciais, correspondentes a um contrato firmado em 2021, marcam o início do fornecimento dos 99 motores F404-GE-IN20 que impulsionarão as aeronaves do primeiro lote de produção. A empresa informou que o objetivo é alcançar o ritmo máximo de produção antes de 2026, para iniciar as entregas dos Tejas Mk1A à Força Aérea Indiana durante o segundo semestre do ano fiscal de 2025-2026.

Por fim, a terceira linha inaugurada em Nashik aproveitará parte da infraestrutura anteriormente utilizada para a montagem dos Su-30MKI, o que facilitará o treinamento do pessoal técnico e a integração de novos sistemas de controle e montagem automatizada. Além disso, durante a cerimônia também foi inaugurada uma segunda linha de produção destinada ao treinador básico HTT-40, aeronave desenvolvida localmente para atender às necessidades de instrução primária dos pilotos militares indianos.

A capacidade da Divisão da HAL em Nashik para produzir caças avançados autóctones, além do Su-30MKI, impulsionou nossos esforços de produção para cumprir os prazos de entrega. Também gerou a criação de cerca de 1000 empregos e o desenvolvimento de mais de 40 parceiros industriais em Nashik e arredores, em consonância com o objetivo do Governo de promover uma colaboração público-privada eficaz”, destacou a companhia.

Você pode se interessar: A Rússia estaria próxima de concretizar a venda de mais sistemas antiaéreos S-400 para a Força Aérea da Índia

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.