A Base Aérea de Durazno está atualmente adaptando sua infraestrutura para receber, no início de 2026, as duas primeiras aeronaves A-29 Super Tucano da Força Aérea do Uruguai, de um total de seis unidades adquiridas pelo Ministério da Defesa Nacional da empresa brasileira Embraer.

Conforme noticiamos em janeiro deste ano, a chegada das duas primeiras aeronaves fabricadas pela Embraer havia sido confirmada para o mesmo ano. No entanto, os ajustes finais de logística e infraestrutura na base principal de operações adiaram a data de entrega para o início de 2026.
Durante a reunião de gestão do Programa A-29 Super Tucano, realizada em julho de 2025, a Força Aérea Uruguaia relatou o progresso nas etapas de treinamento de pessoal e adaptação técnica para o recebimento da aeronave. O projeto inclui a compra de seis novas unidades, cujo contrato foi formalizado em 2024, após os acordos firmados entre o Ministério da Defesa e a Embraer.
A incorporação desta nova plataforma faz parte do processo de modernização da Força Aérea Uruguaia (FAU), que busca restaurar as capacidades de ataque e apoio aproximado perdidas com a aposentadoria do IA-58 Pucará e a limitada capacidade operacional do atual Cessna A-37 Dragonfly.
Com a incorporação do A-29 Super Tucano, a Força Aérea Uruguaia busca fortalecer suas capacidades de vigilância, ataque leve e treinamento avançado, consolidando um passo significativo no processo de renovação de sua frota de combate.
*Imagens meramente ilustrativas.
Você também pode se interessar por: Caças F-35B dos Fuzileiros Navais escoltaram bombardeiros B-52H da Força Aérea dos EUA durante seus voos inéditos no Caribe





