Em meio ao processo de equipar a Força Aérea Sul-Coreana com a aeronave de transporte C-390 Millennium, a Embraer deu mais um passo na consolidação de sua posição no mercado asiático. Durante o dia de abertura da feira ADEX 2025, a empresa brasileira assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA), com o objetivo de fortalecer a cooperação industrial e abrir novas oportunidades de desenvolvimento conjunto no setor de defesa.

O acordo foi assinado pelo General de Brigada da Força Aérea Kang Joong-hee, diretor da Divisão de Aeronaves da DAPA, e Bosco da Costa Jr., presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. Nas palavras do General Kang, este memorando “servirá como uma oportunidade significativa para a Coreia e o Brasil avançarem além de uma simples relação de comprador e vendedor em direção a um modelo cooperativo de crescimento mútuo”. O funcionário também enfatizou que a DAPA apoiará ativamente a integração de empresas coreanas na cadeia de suprimentos global da Embraer e a expansão de suas exportações de defesa.

Por sua vez, Bosco da Costa Jr. enfatizou que o memorando reflete a crescente parceria entre as duas partes e alavanca as capacidades multidomínio da Embraer, abrangendo ar, terra, mar e espaço, para explorar novas vias de colaboração. Embora este acordo ainda não implique a assinatura de um contrato definitivo para a aquisição dos C-390, ele reforça a intenção da Coreia do Sul de avançar em um plano de cooperação tecnológica e logística com o Brasil, que pode incluir manutenção, treinamento e suporte abrangente.

A ligação entre a Embraer e a indústria sul-coreana não é nova. Desde 2013, a empresa brasileira mantém parcerias com empresas locais por meio do programa de aeronaves comerciais E-Jets E2. Em setembro passado, a Embraer e a Agência Coreana de Promoção de Comércio e Investimentos (KOTRA) organizaram um roadshow nas cidades de Sacheon e Busan, onde foram realizados seminários e visitas técnicas para identificar novas áreas de colaboração. Esse trabalho conjunto serviu de base para a assinatura do MoU finalizado na ADEX 2025.

Vale lembrar que, em dezembro de 2023, o Comitê de Promoção do Projeto de Defesa da Coreia do Sul selecionou o C-390 Millennium na licitação pública “Large Transport Aircraft II” (LTA-II), com orçamento estimado de US$ 544,4 milhões a ser executado até 2026. Embora o número final de unidades não tenha sido oficialmente confirmado, fontes da DAPA indicaram que o projeto contempla a incorporação inicial de pelo menos três aeronaves, com o objetivo de fortalecer a capacidade de transporte aéreo e apoiar missões internacionais.

O C-390 Millennium se consolidou como uma das aeronaves de transporte tático mais avançadas em sua categoria. Sua seleção pela Coreia do Sul confirma o crescente interesse internacional pelo modelo, que também foi adotado pela Áustria, Hungria, República Tcheca e Holanda. Com o avanço do entendimento entre a Embraer e a DAPA, a empresa brasileira se posiciona estrategicamente no competitivo mercado asiático, abrindo caminho para uma futura assinatura de contrato e cooperação industrial de longo prazo.

*Imagens ilustrativas.

Você pode se interessar por: Pela segunda vez no ano, a Força Aérea dos EUA desloca seus bombardeiros estratégicos B-1B Lancer para o Japão

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.