No dia 10 de outubro, as Forças Armadas de Burkina Faso celebraram a entrega de novos caça-carros NORINCO 6×6 VN22B por parte da China, representando um importante reforço das capacidades blindadas do Exército do país. A cerimônia correspondente foi conduzida por Ibrahim Traoré, militar e presidente interino da referida nação africana após o golpe de Estado ocorrido em 2022, e contou também com a presença do ministro da Defesa e dos Veteranos, o general de brigada Célestin Simpore.

Aprofundando nos detalhes, o comunicado oficial do Estado-Maior das Forças Armadas de Burkina Faso indicou que se trata de um lote de blindados que será integrado às unidades do Batalhão Blindado de Intervenção Rápida (BBIR), destacando que proporcionarão “considerável poder de fogo e grande flexibilidade tática no terreno.” Cabe recordar, nesse sentido, que esses veículos blindados sobre rodas contam com uma torre equipada com um canhão de 105 mm, complementado por uma metralhadora coaxial de calibre 7,62 mm para o combate contra a infantaria. Além disso, possuem a possibilidade de serem equipados com sistemas lançadores de granadas de fumaça, o que contribui para suas capacidades de sobrevivência no campo de batalha.
É importante destacar também que a entrega de material militar por parte da China a Burkina Faso não incluiu apenas os caça-carros VN22B, mas também diversos sistemas de artilharia e de comando que permitirão fortalecer o Batalhão de Artilharia de Campanha de Intervenção Rápida. Em detalhe, os relatórios de meios especializados indicam que as fotografias publicadas por canais oficiais revelam a presença de obuseiros autopropulsados SH1 de 122 mm, obuseiros rebocados que seriam do modelo chinês Tipo 54, caminhões Shaanxi e veículos táticos 4×4.

Por outro lado, é necessário mencionar que a parceria entre Burkina Faso e a China na área de defesa não é exclusiva deste ano, havendo diversos antecedentes de entregas de material como a recentemente concretizada. Citando alguns exemplos, podemos destacar a entrega de VCBR 6×6 NORINCO WZ551 e caça-carros WMA301 para equipar o Exército do país africano, enquanto em dezembro do mesmo ano foi realizada a entrega de um novo lote de VCBR 6×6 VN22 e WZ-551.
Vale ressaltar, nessa linha, que com seus planos de ampliar sua participação no mercado internacional, o Gigante Asiático conseguiu posicionar a NORINCO como um importante fornecedor de plataformas para clientes na África, incluindo a entrega de veículos blindados a países como Mali e Quênia, entre outros casos conhecidos. Além disso, a empresa também participou da Feira Internacional de Defesa e Segurança SITDEF 2025, onde apresentou sua oferta de plataformas blindadas sobre rodas e lagartas às delegações de países latino-americanos, buscando dessa forma se posicionar em um mercado dominado por projetos europeus e norte-americanos.
Créditos das imagens: Etat-Major Général Des Armées Du Burkina Faso no Facebook





