Nas instalações do estaleiro de Cartagena, a Armada Espanhola e a Navantia celebraram um novo marco no desenvolvimento naval e industrial nacional com a cerimônia de lançamento ao mar do S-82 “Narciso Monturiol”, segunda unidade do programa de construção dos novos submarinos de ataque S-80 Plus.

A cerimônia, realizada nas instalações do estaleiro construtor, foi presidida pela ministra da Defesa, Margarita Robles, marcando uma nova conquista para a indústria naval espanhola, que recentemente lançou a F-111 “Bonifaz”, a primeira fragata de uma série de cinco da nova classe F-110.
O próximo lançamento ao mar do S-82 “Narciso Monturiol”, somando-se ao S-81 “Isaac Peral”, reflete os avanços alcançados pela Navantia e pela indústria naval espanhola, que reúne milhares de trabalhadores altamente qualificados e uma rede industrial composta por centenas de empresas locais e parceiros internacionais.
Por sua vez, no âmbito da renovação das capacidades submarinas da Armada Espanhola, este marco define o ritmo dos esforços que vêm sendo realizados pela Força e pelo Ministério da Defesa para sua modernização, tendo em conta que as novas unidades da série S-80 Plus destinam-se a substituir os submarinos S-70 Galerna, dos quais apenas uma unidade permanece em serviço, nos seus últimos anos operacionais.
Cabe destacar que, além do S-81 e S-82, os estaleiros da Navantia também avançam na construção das restantes unidades do programa, a saber: o S-83 “Cosme García”, que já completou a integração do inovador sistema AIP de terceira geração baseado em bioetanol, e o S-84 “Mateo García de los Reyes”, atualmente em fase de montagem dos seus sistemas de combate e propulsão.

Por fim, e especificamente no que se refere ao “Narciso Monturiol”, o S-82 seguirá o mesmo caminho percorrido pelo S-81 “Isaac Peral”, com a realização de testes em porto e, posteriormente, de navegação, a fim de testar e avaliar todos os sistemas que integram o seu casco resistente. Embora não tenham sido mencionadas datas concretas, prevê-se que a unidade, salvo novidades nesta nova etapa de sua construção, seja entregue à Armada Espanhola durante o próximo ano de 2026.
Talvez lhe interesse: Enquanto a disputa entre a Alemanha e a França se aprofunda, a Espanha continua apostando no futuro caça de sexta geração FCAS




