Conforme se aproxima a data em que os primeiros caças F-16AM/BM chegarão ao solo argentino, a Força Aérea Argentina vem avançando nos preparativos para a recepção e incorporação do novo Sistema de Armas. Aos esforços registrados em matéria de infraestrutura e valorização da Área Material Río Cuarto e da VI Brigada Aérea de Tandil, formação e treinamento de pilotos, tripulações e pessoal de solo, deve-se também mencionar a criação de uma rede de fornecedores para garantir o suporte através do fornecimento de serviços e equipamentos para a plataforma. Às empresas dos Estados Unidos e Dinamarca atualmente envolvidas no Programa Peace Condor, poderá se somar futuramente a israelense Elbit Systems.

Conforme vem sendo detalhado, a incorporação dos F-16 à Força Aérea Argentina em particular, e sua integração ao Instrumento Militar da Nação, configuram-se como um dos esforços e investimentos mais importantes registrados em décadas. Isso também se reflete na formação de uma rede de fornecedores internacionais que participam do programa, como o caso da Lockheed Martin e Top ACES, dos Estados Unidos, enquanto, no caso da Dinamarca, que vendeu os caças à Argentina, estão empresas como Terma e IFAD, esta última responsável pelo fornecimento de soluções de treinamento e simulação.

Segundo informações divulgadas, recentemente a empresa israelense Elbit Systems, que vem trabalhando junto ao Exército Argentino na modernização do Tanque Argentino Médio (TAM) para o padrão “TAM 2C-A2”, apresentou suas capacidades e soluções para a plataforma F-16 ao pessoal envolvido no Programa F-16 da Força Aérea Argentina.

Não se deve deixar de destacar que empresas israelenses como a mencionada Elbit possuem décadas de experiência com o F-16, em que os caças são um dos principais meios aéreos empregados pela Força Aérea Israelense, inclusive equipando-os com armamento ar-superfície de longo alcance, como os mísseis Rampage, lançados a partir dos F-16I Sufa.

No caso específico da Elbit Systems, uma das mais importantes empresas de defesa de Israel, cabe ressaltar suas capacidades e soluções em guerra eletrônica, sistemas de contramedidas e autoproteção, fornecidas aos F-16 da Força Aérea Israelense, sendo estas soluções testadas em ambientes altamente disputados e complexos. A empresa também fornece serviços de atualização e fornecimento de equipamentos de aviônica.

Embora tenha se tratado de uma reunião exploratória, a apresentação realizada pela Elbit Systems marca o crescente interesse internacional gerado pelo Programa Peace Condor, sendo isso fundamental para a formação de uma sólida rede de fornecedores que permitirá à Força Aérea Argentina operar seus caças F-16 ao longo dos próximos anos e décadas.

*Fotografias utilizadas a título de ilustração

Você também pode se interessar por: 

Estamos procurando por você! Vaga aberta na Equipe Editorial da Blue Field Media para o cargo de Correspondente no Brasil

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.