Com base na recente aprovação do Conselho de Ministros, a Espanha expandirá sua frota de futuros treinadores Hürjet, elevando a aquisição para um total de 45 novas aeronaves, superando o número acordado no acordo de julho. Estas aeronaves fazem parte de um programa mais amplo de coprodução empreendido com a Turquia para modernizar as capacidades de treinamento e instrução dos atuais e futuros pilotos da Exército do Ar e Espaço.

Aprovado ontem pelo Decreto Real 848/2025, que formalizou a aquisição de outras capacidades e plataformas, foi confirmado que a Força Aérea e a Força Espacial adquirirão até 45 aeronaves de treinamento avançado Hürjet, atualmente em desenvolvimento e fabricação pela Turkish Aerospace Industries. Essas aeronaves visam substituir os atuais F-5M operados pela 23ª Ala.

Como mencionado anteriormente, esta nova etapa segue um acordo assinado em maio deste ano, no âmbito da Feira Internacional de Defesa (FEINDEF), entre a Turkish Aerospace Industries e a Airbus, onde ambas as empresas iniciaram o processo de fornecimento ao Exército do Ar e Espaço de uma nova plataforma de treinamento por meio da coprodução do Hürjet.

Posteriormente, em julho passado, o novo roteiro foi confirmado, prevendo um investimento inicial de € 1,375 bilhão para a coprodução de um total de 28 a 30 aeronaves baseadas no TAI Hürjet, que incorporarão equipamentos e sistemas produzidos pela indústria espanhola para atender às necessidades da Força Aérea e da Força Espacial Espanholas. O programa também inclui o fornecimento de um sistema abrangente de treinamento em solo.

Agora, a nova aprovação confirma a expansão do número de aeronaves que comporão a frota espanhola de treinadores avançados. Afirma-se que as aeronaves serão fabricadas nas instalações da TAI na Turquia e passarão por conversão/customização com sistemas espanhóis nas instalações da Airbus, sob a égide do sistema ITS-C (Sistema Integrado de Treinamento – Combate).

Por fim, e em linha com o que foi previamente relatado ao Senado pela Ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, no final de junho, o Decreto 848/2025 estabelece que “… as entregas começarão em 2028, com um primeiro conjunto de aeronaves disponível para iniciar a familiarização e o treinamento na plataforma para o curso de treinamento 2029/2030. Paralelamente, a configuração espanhola será desenvolvida e integrada, com a primeira aeronave disponível a partir de 2031.”

*Fotografias utilizadas para fins ilustrativos.

Você também pode se interessar por: As Forças Armadas espanholas fortalecem sua frota de helicópteros táticos com a compra de 32 novos NH90

Estamos procurando por você! Vaga aberta na Equipe Editorial da Blue Field Media para o cargo de Correspondente no Brasil

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.