A empresa da Coreia do Sul, Hanwha Aerospace, assinou em Oslo um contrato com a Agência Norueguesa de Material de Defesa (NDMA) para o fornecimento de 24 novos obuses autopropulsados ​​K9 Vidar, que serão entregues até o final de 2027. Com esta aquisição, o Exército da Noruega aumentará sua frota de Veículos de Combate de Artilharia (ACV) para cinquenta e duas (52) unidades, consolidando suas capacidades de ataque de longo alcance, apoio de fogo e contrabateria com uma plataforma comprovada e adaptada aos requisitos da força e da OTAN.

Em 2017, a Noruega tornou-se operadora do obus autopropulsado, projetado e produzido pela Coreia do Sul, ao assinar seu primeiro contrato para a compra de 24 obuses K9 Thunder — que receberam a designação local Vidar — juntamente com 14 veículos com munição K10, destinados a substituir o veterano M109A3GN de ​​origem americana, que serviu por cinco décadas e foi posteriormente transferido para a Ucrânia.

Em 2022, a Noruega expandiu o pedido com quatro unidades adicionais, atingindo uma frota de 28 sistemas de artilharia autopropulsada em serviço. Esses sistemas de artilharia autopropulsada foram implantados como o principal equipamento do Batalhão de Artilharia da Brigada Norte, um dos maiores do Exército Norueguês, onde demonstraram sua confiabilidade e poder de fogo em exercícios de alta intensidade e em condições climáticas extremas no Ártico.

O contrato recentemente assinado atende à necessidade de fortalecer a recém-criada Brigada Finnmark (Finnmarksbrigaden), localizada na fronteira com a Rússia, em meio às crescentes tensões no Ártico e no Norte da Europa. Como observou o Ministro da Defesa norueguês, Tore Sandvik: “A guerra na Ucrânia demonstrou que a artilharia é crucial em um exército moderno; fortalecer essa capacidade no norte é particularmente importante no atual ambiente de segurança”.

O acordo, o terceiro entre a Hanwha e a Noruega, inclui um pacote de suporte logístico integrado (ILS) com treinamento, manutenção e serviços de cooperação com a indústria local, além da integração dos novos sistemas à rede de combate norueguesa. Os sistemas K9 Vidar incorporarão melhorias nos sistemas de comunicação e comando e controle, adaptados às necessidades da Brigada Finnmark.

Vale ressaltar que o K9 Thunder, em sua versão Vidar norueguesa, é um obus autopropulsado de calibre 155 mm/52 com alcance superior a 40 km, cadência de tiro de até seis disparos por minuto e capacidade de disparo múltiplo simultâneo (MRSI). Sua mobilidade e blindagem sobre esteiras o tornam um sistema adequado para operar em terrenos difíceis e sob condições adversas.

*Fotografias utilizadas para fins ilustrativos.

Você pode se interessar por: A sul-coreana Hanwha apresentou sua proposta para equipar a Marinha da Grécia com os novos submarinos de ataque KSS-III Batch II

Estamos procurando por você! Vaga aberta na Equipe Editorial da Blue Field Media para o cargo de Correspondente no Brasil

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.