À medida que se aproxima o mês de dezembro, data em que ocorrerá a chegada dos primeiros exemplares ao Área Material Río Cuarto, começa a viralizar lentamente a primeira imagem dos futuros caças F-16AM/BM da Força Aérea Argentina. Atualmente, os seis primeiros exemplares, quatro biplaces e dois monoplace, estão sendo preparados na base logística de Aalborg da Real Força Aérea Dinamarquesa.
Conforme revelam imagens recentes, rapidamente difundidas, o primeiro F-16BM, que já exibe as inscrições e emblemas da Força Aérea Argentina, foi registrado recentemente. O principal detalhe dessas imagens é a confirmação de que este exemplar, o primeiro da série de 24 unidades, porta a matrícula M-1001.

Antes da viralização dessa sequência de imagens, o primeiro vislumbre dos futuros F-16 da Força Aérea havia ocorrido em fevereiro passado, quando foi realizada, na VI Brigada Aérea de Tandil, a apresentação do exemplar número “25” do Programa Peace Condor. Essa aeronave, matrícula M-1210, está sendo utilizada na referida unidade como treinador terrestre para o pessoal argentino no novo Centro de Treinamento construído para esse fim.
Posteriormente, no final de junho passado, no marco de uma visita oficial de autoridades nacionais lideradas pelo Ministro da Defesa, Luis Petri, foram apresentados os trabalhos de preparação do primeiro lote de F-16 que chegará durante o próximo mês de dezembro, tendo como primeiro destino o Área Material Río Cuarto, em Córdoba, enquanto continuam as obras de infraestrutura e adequação das instalações em Tandil.

Nesse último ponto, deve-se destacar que a recente apresentação do projeto de Lei Orçamentária para o ano de 2026 contempla a recuperação e incorporação de novas capacidades para infraestrutura e serviços que darão apoio ao programa F-16, conforme detalhado na planilha anexa “Aquisição de Bens e Serviços com incidência em Exercícios Futuros”.
Os programas mencionados incluem investimentos para a recuperação de equipamentos de comunicações, segurança e defesa das instalações, serviços de rampa, e manutenção de pistas e heliportos, que não se limitam apenas a Tandil, mas também a unidades em Córdoba e Buenos Aires.

Por fim, enquanto as imagens do “M-1001” continuam viralizando, é importante destacar a recente visita realizada por delegações da Top Aces, da Agência Logística de Defesa da Dinamarca (DALO) e da Air Force Security Assistance Training (AFSAT), junto a integrantes do Programa F-16, ao Área Material Río Cuarto, com o objetivo de supervisionar instalações, infraestrutura e procedimentos da Força Aérea Argentina (FAA).
Você também pode se interessar A Força Aérea da China já contaria com uma frota de 300 caças de quinta geração J-20 Mighty Dragon




