O governo dos Estados Unidos autorizou a venda de um importante lote dos avançados mísseis ar-ar AIM-120D-3 AMRAAM para os caças da Força Aérea da Finlândia. O anúncio foi realizado pelo Departamento de Estado em sua notificação ao Congresso norte-americano para aprovar o pacote de armamento avaliado em US$ 1,070 bilhões por meio do Programa de Vendas Militares ao Estrangeiro.

No contexto da atual tensão vivida no norte e leste da Europa, com a guerra russo-ucraniana que já dura mais de três anos desde a invasão em 2022, a Finlândia iniciou importantes planos de modernização de suas capacidades militares.
No âmbito da Força Aérea finlandesa, destaca-se a atual transição que a instituição está conduzindo através da incorporação de um total de 64 novos caças de quinta geração F-35A Lightning II, os quais estão sendo produzidos nos Estados Unidos, enquanto se preparam esforços e avanços para a futura fabricação local de componentes. As aeronaves estão destinadas a substituir a atual frota de caças multimissão F/A-18 Hornet.

O mais destacado nesse aspecto são as novas instalações da empresa local Patria. Localizadas na cidade de Nokia e inauguradas recentemente no início do ano, esse centro realizará trabalhos de montagem e manutenção dos motores Pratt & Whitney F-135 que equipam os F-35, fornecendo tais capacidades à Força Aérea da Finlândia, bem como a países aliados.
Outros aspectos relevantes, visando ao completamento da plataforma, concentram-se nas autorizações emitidas pelo Departamento de Estado com o objetivo de equipar a força com novos mísseis antirradiação AGM-88G e mísseis de cruzeiro JASSM-ER.
De acordo com o informado pela Agência de Cooperação em Defesa e Segurança (DSCA) em 10 de setembro, o governo finlandês solicitou aos Estados Unidos a compra de até quatrocentos e cinco (405) novos mísseis ar-ar AIM-120D-3 Advanced Medium Range Air-to-Air Missiles (AMRAAM). A operação, avaliada em mais de US$ 1 bilhão, tem como principal fornecedora a RTX Corporation, e também inclui a provisão de seções de guiagem, suporte do fabricante e manutenção, apenas para citar alguns itens.

Segundo o Departamento de Estado: “Esta venda proposta apoiará os objetivos de política externa e segurança nacional dos Estados Unidos ao melhorar a segurança de um aliado da OTAN que constitui uma força de estabilidade política e progresso econômico na Europa”.
Acrescentando: “A venda proposta melhorará a capacidade da Finlândia de enfrentar ameaças presentes e futuras, além de reforçar sua interoperabilidade com as forças norte-americanas e de outros aliados. A Finlândia já possui mísseis AMRAAM em seu inventário e não terá dificuldade em incorporar esses itens às suas Forças Armadas”.

Por fim, como já foi mencionado em ocasiões anteriores, o AIM-120D-3 é uma das versões mais avançadas da família de mísseis ar-ar AMRAAM, beneficiando-se de melhorias derivadas da Atualização de Forma, Ajuste e Função (F3R) conduzida pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), destinada a ser o principal armamento BVR de caças de quarta e quinta geração.
Entre as melhorias derivadas do F3R destacam-se atualizações de software e nas placas de circuito da seção de guiagem do míssil, bem como uma maior resistência para enfrentar sistemas de guerra eletrônica em ambientes operacionais contestados.
Fotografias utilizadas apenas para fins ilustrativos.
Você pode se interessar por: Caças F-16 da Força Aérea da Romênia interceptaram um drone russo que violou o espaço aéreo nacional




