Há instantes, tendo iniciado a cerimônia às 19h00, a Navantia celebrou o lançamento da F-111 “Bonifaz”, a primeira das cinco novas fragatas F-110 construídas pelos estaleiros de Ferrol, Galícia, para equipar a Armada Espanhola. O ato teve como principal orador o presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, e contou com a presença de Sua Majestade, a rainha Sofia — madrinha do novo navio —, bem como de altos comandantes da Armada e da empresa construtora.

A nova classe F-110 baseia o seu desenho na já consolidada classe F-100 em serviço com a Armada Espanhola, ampliando suas capacidades de combate antiaéreo, antissuperfície e antissubmarino. Os modernos navios têm como objetivo, a curto e médio prazo, constituir-se na substituição das antigas fragatas classe Santa María, as quais, após décadas de destacado serviço, encontram-se na etapa final de sua vida útil com a Armada Espanhola.

Como foi reportado ao longo dos últimos meses, a Navantia vem avançando a passo constante na construção da nova geração de fragatas espanholas. Além dos progressos registrados na F-111, também se destacam importantes avanços na construção do restante dos navios da classe.

Em detalhe, a F-112 “Roger de Lauria“ iniciou seu processo de fabricação em 2023 com o primeiro corte de chapa, enquanto sua quilha foi colocada no mês de abril passado, prevendo-se seu lançamento em 2027.

A fragata F-113 “Menéndez de Avilés” começou a ser construída pela Navantia ainda neste ano, estando previsto o seu lançamento apenas para 2028, enquanto os dois últimos navios, a F-114 “Luis de Córdoba” e a F-115 “Barceló”, iniciarão em breve sua construção, com os respectivos lançamentos projetados para 2029 e 2030.

Por fim, no que diz respeito à protagonista da jornada em Ferrol, após o seu lançamento, a construção da F-111 “Bonifaz” prosseguirá com foco nos trabalhos da obra morta da fragata, incluindo a instalação de diversos equipamentos, sensores e armamentos, com o objetivo de iniciar suas provas de amarração em porto e navegação, projetando sua entrega à Armada Espanhola em 2028.

Você pode se interessar por: As Forças de Autodefesa do Japão monitoraram o novo porta-aviões Fujian da Marinha Chinesa no Pacífico pela primeira vez

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.