Em 6 de setembro, a Força de Autodefesa Aérea confirmou que seus caças F-15J e F-35A participaram de exercícios com aeronaves F-35B do porta-aviões britânico HMS Prince of Wales, que transitava pelo Mar do Japão como parte da mobilização do Grupo de Ataque de Porta-aviões do Reino Unido (CSG25), sob a designação de Operação Highmast. Os exercícios bilaterais ocorreram poucos dias após ambas as instituições realizarem exercícios conjuntos com suas aeronaves Mitsubishi F-2 e os caças stealth mencionados, enquanto o navio almirante da Marinha Real navegava em direção a Tóquio para uma visita oficial.

Expandindo os detalhes da atividade, o Ministério da Defesa japonês declarou que um total de oito caças F-15J participaram, complementados por quatro aeronaves F-35A. Do lado britânico, o exercício contou com quatro caças F-35B da Marinha Real Britânica, além de militares da Força Aérea Real em funções de coordenação e apoio. O objetivo, segundo o comunicado oficial do Ministério da Defesa japonês, era fortalecer a colaboração tática com seus homólogos no Reino Unido, aproveitando os laços crescentes entre as duas nações.
Vale lembrar, a esse respeito, que foi anunciado recentemente que, pela primeira vez na história, o Japão enviaria um grupo de caças F-15J e aeronaves de apoio ao território britânico, estabelecendo assim um novo exemplo de cooperação entre os dois países. A decisão foi anunciada em 28 de agosto, quando o porta-aviões HMS Prince of Wales atracou em Tóquio, servindo de cenário para uma reunião de alto nível entre o Secretário de Defesa John Healey e seu homólogo japonês, o General Nakatani.
Vale lembrar também que ambos os países compartilham uma forte parceria no âmbito do Programa Global de Combate Aéreo (GCAP), que visa desenvolver um futuro caça de sexta geração para equipar as Forças Armadas de ambos os países, bem como as da Itália. Para tanto, a joint venture Edgewing já foi formada com a participação de três parceiros, incluindo a britânica BAE Systems, a italiana Leonardo e a japonesa Japan Aircraft Industrial Enhancement Co. Sua meta atual é concluir o voo do primeiro protótipo da aeronave até 2027.
*Créditos da imagem: @JASDF_PAO_ENG no X
Você também pode se interessar por: São registradas as primeiras provas de tiro contra drones de caças F-15E da Força Aérea dos EUA equipados com foguetes guiados
Estamos procurando por você! Vaga aberta na Equipe Editorial da Blue Field Media para o cargo de Correspondente no Brasil




