Como parte do processo de seleção do futuro caça multimissão para a Força Aérea do Peru (FAP), o Ministro da Defesa, Walter Enrique Astudillo Chávez, visitou a Suécia, onde visitou as instalações da Saab em Linköping, local de produção dos caças Gripen E/F. A agenda oficial também incluiu uma reunião bilateral de alto nível em Estocolmo, consolidando assim um capítulo fundamental nas negociações que definirão o sucessor das atuais aeronaves peruanas Mirage 2000P e MiG-29.
Em 27 de agosto de 2025, o Ministro Astudillo, acompanhado pelo Ministro das Relações Exteriores do Peru, Elmer Schialer, foi recebido no Palácio de Karlberg pelo Ministro da Defesa sueco, Pål Jonson, e pela Ministra das Relações Exteriores, Maria Malmer Stenergard. A cerimônia de boas-vindas incluiu uma guarda de honra em frente ao palácio, seguida de uma reunião oficial que abordou os laços bilaterais e a cooperação em defesa e inovação.

Durante a reunião, a Ministra Johnson enfatizou que “a Suécia mantém boas relações com o Peru e espero aprofundá-las ainda mais. Há potencial para expandir a cooperação nas áreas de defesa e inovação. Também avaliamos positivamente o Gripen como uma das opções para a próxima aquisição pública de aeronaves de combate”. Por sua vez, a Ministra das Relações Exteriores Stenergard enfatizou que a visita busca consolidar o relacionamento político e econômico, observando que se trata de uma continuação das trocas realizadas no início do ano.
A visita da delegação peruana ocorre em um momento crucial do processo, visto que o governo de Lima tem um orçamento estimado de US$ 3,5 bilhões para a aquisição de 24 caças multifuncionais. Vale ressaltar que este é o primeiro anúncio oficial quase um mês após o prazo final (31 de julho de 2025) para o anúncio do modelo escolhido.

Como parte da agenda de avaliação internacional, autoridades peruanas mantiveram conversas em Washington nos últimos meses sobre a proposta americana para as aeronaves F-16. Desta vez, o foco foi principalmente a Suécia, onde Astudillo pôde conhecer em primeira mão as capacidades do Gripen E/F, uma aeronave projetada com baixo custo operacional, alta interoperabilidade com os sistemas da OTAN e capacidade de operar em ambientes de combate modernos.
Por fim, a delegação peruana também incluiu o Comandante-Geral da Força Aérea Peruana (FAP), General-de-Brigada-do-Ar Carlos Enrique Chávez Cateriano, que participou das reuniões técnicas e estratégicas. A próxima assinatura do contrato marcará um ponto de inflexão para a Força Aérea Peruana, substituindo plataformas que estão em serviço há mais de quatro décadas e garantindo a projeção do poder aéreo nacional a curto e médio prazo.
*Imagens ilustrativas.
Você pode se interessar por: Saab recebe a ordem para iniciar a fabricação dos novos caças Gripen E/F da Força Aérea da Tailândia
Estamos procurando por você! Vaga aberta na Equipe Editorial da Blue Field Media para o cargo de Correspondente no Brasil






