Mais perto do que o esperado, o terceiro porta-aviões da Marinha do Exército de Libertação Popular (ELP) da China está supostamente prestes a entrar oficialmente em serviço. Considerando os preparativos para as comemorações do 80º aniversário do Dia da Vitória, o vídeo mais recente divulgado pela agência de notícias estatal CCTV sugere que o Fujian (CV-18) poderá ser revelado por volta das comemorações do novo aniversário da rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial.

O porta-aviões de 80.000 toneladas, construído e projetado internamente, o mais moderno dos três no arsenal da Marinha do PLA, foi lançado em 2022 e completou oito testes no mar desde sua primeira viagem marítima em maio de 2024. Além de ser maior que seus antecessores, o Liaoning (CV-16) e o Shandong (CV-17), também os supera em capacidade. O Fujian marca um distanciamento significativo desses dois ao adotar uma configuração CATOBAR por meio da incorporação de um sistema de catapulta eletromagnética (EMALS), semelhante aos equipados na classe Gerald R. Ford dos EUA. Isso se traduz em um Grupo Aéreo de Porta-Aviões (EAG) mais diversificado e poderoso com a adoção de novas aeronaves.
O vídeo mostra o Estaleiro Jiangnan em Xangai, onde o porta-aviões foi construído e lançado, antes de cortar para imagens do Fujian no mar. De acordo com analistas chineses, o CV-18 poderá ser oficialmente revelado em 3 ou 18 de setembro, datas de grande importância. “Em agosto de 2025, o primeiro porta-aviões chinês equipado com catapulta, projetado e construído inteiramente pela China, prepara-se para sua entrada oficial em serviço. Oitenta e oito anos atrás, o navio almirante da Marinha Imperial Japonesa, o Izumo, navegava por essas mesmas águas”, afirma o vídeo.

Por outro lado, há elementos concretos que demonstram o progresso do moderno porta-aviões da Marinha Chinesa. Sem ir mais longe, caso seu comissionamento ocorra nas próximas semanas, o cronograma será antecipado, ultrapassando a data inicialmente prevista para o final do ano.
Além disso, testes de lançamento e recuperação de aeronaves foram registrados anteriormente em seu convés de voo para validar a integração com os novos caças J-15T embarcados, juntamente com os sistemas de catapulta eletromagnética e recuperação. Este marco, divulgado em imagens divulgadas no Open Source Information (OSINT) em julho passado, marcou a validação das capacidades operacionais do Fujian com a nova variante embarcada do caça J-15, que é a principal aeronave de combate desdobrada a partir de Liaoning e Shandong.


Por fim, e em preparação para a formação do EAG de Fujian, a nova aeronave de alerta e controle aéreo antecipado (AEW&C) do Xian KJ-600, baseada em porta-aviões, foi observada realizando vários voos de teste, em preparação para sua apresentação oficial no próximo Dia da Vitória. Desde sua primeira aparição, com a confirmação dos primeiros voos de teste em setembro de 2020, a aeronave deverá utilizar os novos sistemas de lançamento eletromagnético do porta-aviões, tornando-se os “olhos da frota” e fornecendo recursos inestimáveis de detecção e alerta antecipado.
*Fotografias utilizadas para fins ilustrativos.
Você também pode se interessar por: Pela primeira vez, um dos submarinos Scorpène da Marinha da Malásia disparou torpedos Black Shark
Estamos procurando por você! Vaga aberta na Equipe Editorial da Blue Field Media para o cargo de Correspondente no Brasil




