A Força Aérea do Brasil (FAB) atingiu um marco operacional em 11 de agosto ao realizar o primeiro reabastecimento em solo de um caça F-39 Gripen utilizando uma aeronave KC-390 Millennium. A manobra foi realizada sob o procedimento Forward Arming and Refueling Point (FARP), que permite o reabastecimento rápido em posições avançadas, reduzindo o tempo de inatividade e prolongando a autonomia operacional da aeronave.

A operação foi realizada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT – Esquadrão Zeus), responsável pelo KC-390, e pelo Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), ao qual o Gripen pertence. Segundo a FAB, essa capacidade reforça o caráter multimissão do KC-390 e permite que ele apoie aeronaves estratégicas em cenários de combate.

“Essa atividade reforça o caráter multimissão do KC-390 e confere à FAB uma nova capacidade de apoiar outra aeronave estratégica, o F-39 Gripen, mesmo em ambientes com recursos terrestres limitados”, destacou o Comandante do 1º GTT, Tenente-Aviador Daniel Elias Souza.

Além disso, outro depoimento afirmou que “este marco inédito demonstra a versatilidade e robustez da aeronave, consolidando sua capacidade de apoiar diversas plataformas da FAB em cenários reais de combate. A missão foi um sucesso completo”, enfatizou o piloto do KC-390 Millennium, Capitão-de-Ar Israel Amorim Barbosa Leal.

Outras Atualizações Realizadas

Paralelamente a esse progresso, o Brasil continua modernizando seus caças F-39 Gripen, integrando o sistema de enlace de dados táticos Link-BR2, com o objetivo de fortalecer a interoperabilidade e a consciência situacional nas operações aéreas. Entre os dias 22 e 24 de julho, técnicos e operacionais de diversas áreas da FAB participaram de um workshop no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos. A atividade abordou aspectos relacionados ao conceito operacional do sistema e sua capacidade de permitir a troca de informações táticas em tempo real entre diferentes plataformas aéreas.

Além disso, entre os dias 21 e 25 de julho, a FAB realizou uma avaliação dos sistemas de autoproteção do KC-390 Millennium na Base Aérea de Canoas. O exercício, desenvolvido no âmbito da Operação Zeus 2025 – Fase Sistema de Autoproteção (SPS), teve como objetivo testar a eficácia do sistema contra ameaças em ambientes operacionais atuais. A avaliação foi conduzida pelo Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV), com a participação de diversas unidades da FAB e observadores da Embraer.

Com esses desenvolvimentos, a Força Aérea Brasileira avança na consolidação de capacidades que ampliam o alcance de suas aeronaves e fortalecem sua prontidão para operar em cenários de alta complexidade.

*Imagens obtidas do Ministério da Defesa do Brasil.

Você também pode se interessar por: Caças AF-1 Skyhawk da Marinha do Brasil realizaram exercícios práticos de interceptação de drones Banshee

Estamos procurando por você! Vaga aberta na Equipe Editorial da Blue Field Media para o cargo de Correspondente no Brasil

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.