Após o progresso nas negociações entre os dois países, iniciadas em 2024, a Coreia do Sul teria finalizado a venda de novos obuses autopropulsados K9 Thunder para equipar o Exército do Vietnã. Segundo relatos recentes, o contrato foi assinado em 27 de julho entre representantes da Hanwha Aerospace e autoridades vietnamitas. Ele inclui o fornecimento de 20 veículos de combate de artilharia (ACV) K9A1 de 155 mm, juntamente com equipamentos relacionados, por um valor aproximado de US$ 250 milhões.

A fim de fortalecer o apoio de fogo de longo alcance e as capacidades de ataque de suas forças militares, e em um contexto de crescentes conflitos e tensões regionais, a aquisição do K9 Thunder pelo Vietnã o tornaria o primeiro operador no Sudeste Asiático deste moderno sistema de artilharia de fabricação sul-coreana. Além disso, é importante observar que este acordo governamental não inclui cláusulas de manutenção, reparo e revisão geral (MRO), permitindo que Hanói maximize o número de unidades dentro do orçamento alocado. As entregas devem ser concluídas até o final deste ano, com sua futura implantação planejada ao longo da fronteira norte com a China, particularmente na Região Militar 1 (Lang Son, Cao Bang e Quang Ninh).
Vale ressaltar que o Vietnã vem demonstrando interesse no K9 Thunder há vários meses e anos. O Vice-Ministro da Defesa do Vietnã expressou a intenção do país de adquirir os veículos de combate de artilharia sul-coreanos até 2024. Na ocasião, o funcionário, ao avaliar os sistemas de artilharia da República da Coreia do Sul, também enfatizou o desejo de expandir a cooperação industrial entre os dois países.

Mais tarde, em janeiro deste ano, os planos para uma potencial aquisição ressurgiram com maior firmeza, com o Exército vietnamita supostamente perto de fechar um acordo no valor de pelo menos US$ 300 milhões. Essa proposta incluía negociações para aproximadamente 20 K9 Thunders. A aquisição faz parte do plano de substituição e modernização do estoque vietnamita, que inclui os obuses rebocados M114 de 155 mm e M101 de 105 mm, de fabricação americana, bem como alguns obuses 2S3 Akatsiya, de fabricação soviética.

Por fim, a aquisição de obuses autopropulsados da Coreia do Sul seria complementada por outros sistemas de ataque de longo alcance incorporados pelo Exército vietnamita. Especificamente, a partir de 2024, o Vietnã vem introduzindo em serviço o novo sistema de defesa costeira VCS-01 Truong Son, desenvolvido localmente pela empresa estatal Viettel. Ele entrou em serviço em abril do mesmo ano e foi designado para a 679ª Brigada do 1º Comando Regional da Marinha, unidade encarregada de operar nas águas do Golfo de Tonkin, no norte do país.
*Foto da capa usada para fins ilustrativos.
Você também pode se interessar por: A versão “EX” do caça KAI KF-21 da Força Aérea da Coreia do Sul contará com um compartimento interno de armas
Estamos procurando por você! Vaga aberta na Equipe Editorial da Blue Field Media para o cargo de Correspondente no Brasil





