Ontem, a Força Aérea da Indonésia anunciou que continua a avançar com a França no treinamento de futuros pilotos e técnicos de caça Rafale por meio dos programas conhecidos como Lote 1 de Treinamento de Pilotos e Nível Organizacional de Manutenção (OLM). Especificamente, a força aérea anunciou que um total de quatro pilotos e doze técnicos estão atualmente participando desses programas, liderados pelo Tenente-Coronel Pnb Binggi Nobel.

Nesse sentido, o comunicado oficial da instituição, publicado em suas redes sociais, afirma: “Este treinamento faz parte da iniciativa estratégica da Força Aérea da Indonésia para desenvolver recursos humanos adaptáveis, modernos, profissionais e de alta qualidade. Esta atividade também está alinhada a um dos programas prioritários da Força Aérea da Indonésia: a modernização dos equipamentos de defesa e segurança, para fortalecer a dissuasão aérea nacional. Este esforço também enfatiza a preparação da Indonésia para enfrentar o espectro de ameaças modernas que exigem adaptação rápida, domínio de tecnologia de ponta e capacidades de combate integradas.”

Em detalhes, foi especificado que o período de treinamento para os técnicos indonésios abrange três áreas principais, definidas como: Aviônica, Armamento e Vetor, de acordo com as especialidades de cada membro. Este, por sua vez, é dividido em aulas presenciais e sessões práticas em hangar. Uma vez concluídas, essas sessões se transformam em um estágio profissional em um esquadrão de Rafale já operacional em território francês.

Por sua vez, os pilotos estão passando por um treinamento aprofundado sobre as capacidades da aeronave em questão, bem como os procedimentos operacionais correspondentes. De acordo com os planos atuais, este grupo de pilotos iniciará seu treinamento com simuladores e aeronaves somente em 20 de agosto, que ocorrerá na Base Aérea de Saint-Dizier até dezembro.

Vale lembrar, neste momento, que a transferência dos membros do grupo indonésio já havia sido confirmada no início deste ano, embora estes não sejam os primeiros a visitar a França para se familiarizarem com o futuro caça da Força Aérea Indonésia. A esse respeito, vale destacar que meia dúzia de pilotos já havia visitado a França em 2022 para participar de vários treinamentos com os próprios Rafales ao longo de um período de três meses. Ao mesmo tempo, seu governo estava encerrando as negociações para as primeiras 42 aeronaves da variante F4: 30 monopostos e 12 bipostos.

*Créditos da imagem: Força Aérea Indonésia – Força Aérea Francesa

Você também pode estar interessado em: A Índia planeja comprar 200 novos helicópteros para substituir os antigos helicópteros HAL Chetak e Cheetah de suas Forças Armadas

Estamos procurando por você! Vaga aberta na Equipe Editorial da Blue Field Media para o cargo de Correspondente no Brasil

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.