Meses após sua apresentação no Zhuhai Airshow 2024, os novos helicópteros Z-20J da Marinha da China começaram a ser utilizados a partir de seus navios de assalto anfíbio Tipo 075, reforçando sua capacidade de pouso. O desenvolvimento vem de imagens multimídia divulgadas para uma reportagem da televisão estatal chinesa, nas quais as plataformas podem ser vistas no convés do Hainan (casco número 31) enquanto o navio navegava.

Expandindo os detalhes, o vídeo da reportagem mostra um total de quatro helicópteros navais Z-20J alinhados no convés, acompanhando um grupo maior de oito helicópteros Z-8C também presentes no navio. Vale ressaltar que esta é a primeira vez que os Z-20Js são vistos como parte das forças a bordo de um navio da Marinha Chinesa desde sua inauguração em novembro de 2024. Anteriormente, mais especificamente a partir de desfiles militares realizados em 2019, vários voos não oficiais da variante do Z-20 para porta-aviões foram observados.

Durante sua inauguração no já mencionado Zhuhai Airshow 2024, tanto os Z-20Js quanto os Z-8Cs demonstraram suas capacidades em um exercício de assalto ar-solo ao lado de elementos do Corpo de Fuzileiros Navais da China, integrando-se a uma força de combate tridimensional especificamente projetada para rápido desdobramento. De acordo com relatos locais da ocasião, o evento serviu mais uma vez para validar que os novos helicópteros poderiam ser facilmente utilizados para tarefas de transporte de tropas em caso de desdobramento semelhante em ambientes de combate.

Revisando algumas das características conhecidas desses novos helicópteros, podemos mencionar que eles são equipados com um rotor principal de cinco pás e uma estrutura de junção cauda-fuselagem mais angular em comparação com o SeaHawk SH-60 americano, um modelo com o qual foram traçados paralelos na época de seu lançamento. Os Z-20Js também apresentam um design fly-by-wire que lhes confere maior manobrabilidade, enquanto contam com motores turboeixo WZ-10 de fabricação local que fornecem uma potência de até 1.600 kW e a capacidade de subir até 4.000 metros. Sua principal característica, no entanto, é a capacidade de serem acionados a partir de navios da Marinha Chinesa, o que pode ser feito a partir dos modelos Tipo 075 e Tipo 071 mencionados anteriormente.

*Imagens utilizadas para fins ilustrativos.

Você pode se interessar por: O Japão detecta pela primeira vez a navegação de um navio de apoio submarino da Marinha Chinesa no Estreito de Tsushima

Estamos procurando por você! Vaga aberta na Equipe Editorial da Blue Field Media para o cargo de Correspondente no Brasil

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.