À medida que os preparativos para incorporar o novo porta-aviões Fujian avançam até o final deste ano, a Marinha Chinesa finalmente iniciou os testes de integração com os novos caças J-15T embarcados em porta-aviões e seu sistema de catapulta (CATOBAR), marcando um marco importante na validação das capacidades operacionais do que se tornará um dos navios-almirante da instituição. A notícia em questão foi vazada por veículos de comunicação oficiais chineses, cujas reportagens incluíam imagens da nova aeronave operando ao lado do porta-aviões mais moderno da China, publicadas na quarta-feira 30 de julho.

Vale a pena considerar, diante disso, que a Televisão Central da China (CCTV) está prestes a lançar um novo documentário sobre os diversos avanços na modernização do Exército de Libertação Popular (ELP). O lançamento do primeiro programa coincide com o aniversário de sua criação. As imagens mencionadas são de um trailer do documentário, que faz menção especial ao Fujian, mas também mostra desenvolvimentos como o míssil hipersônico DF-17, drones e submarinos balísticos com propulsão nuclear.

Expandindo os detalhes, as primeiras imagens do novo caça a bordo do porta-aviões o mostram em posição de decolagem, enquanto ao fundo se ouve uma ordem que, segundo as traduções disponíveis, indica o início da manobra. Portanto, a decolagem não foi mostrada nas imagens, que apenas mostram a sombra da aeronave no convés do Fujian após a decolagem.

Vale lembrar que o novo caça J-15T foi revelado durante o Zhuhai Airshow de 2024 como uma nova variante avançada do caça J-15A, embarcado em porta-aviões, que faz parte das forças a bordo dos porta-aviões Liaoning e Shandong, já em serviço na Marinha Chinesa. Sua principal vantagem, como já noticiamos, reside nas modificações que lhe permitiriam operar com o já mencionado sistema CATOBAR no Fujian; enquanto os dois porta-aviões mencionados contam com o sistema STOBAR, auxiliado por uma rampa Sky Jump.

Desde a sua apresentação, a Marinha do PLA já realizou diversos testes em solo com a plataforma que equipará o Fujian, além de voos de teste a partir do convés dos porta-aviões já em serviço. Embora o número de voos realizados com a nova plataforma não seja especificado, sua transição para o porta-aviões mais moderno da China reflete, sem dúvida, avanços significativos em seu desenvolvimento, o que, por sua vez, representa um passo significativo na formação de uma força moderna em linha com os planos de projeção naval de Pequim.

*Imagens utilizadas para fins ilustrativos.

Você pode se interessar por: O Japão detecta pela primeira vez a navegação de um navio de apoio submarino da Marinha Chinesa no Estreito de Tsushima

Estamos procurando por você! Vaga aberta na Equipe Editorial da Blue Field Media para o cargo de Correspondente no Brasil

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.