A Força Aérea de Portugal (FAP) atingiu um novo marco no seu processo de modernização ao incorporar, no dia 18 de julho, o seu terceiro avião de transporte militar KC-390 Millennium, fabricado pela empresa brasileira Embraer. A aeronave, identificada pelo número de cauda 26903, pousou na Base Aérea nº 11 (BA11), localizada em Beja, após completar um voo de 12 horas a partir das instalações da Embraer em Gavião Peixoto, Brasil.

Com esta nova incorporação, a Esquadra 506 – “Rinocerontes” reforça a sua capacidade operacional, consolidando a sua experiência com esta plataforma multifuncional de nova geração. O KC-390 foi projetado para executar uma ampla gama de missões, incluindo transporte de pessoal e carga, evacuações médicas, busca e salvamento, reabastecimento em voo e apoio humanitário. Seu alcance intercontinental e alta flexibilidade o posicionam como um recurso essencial no cenário tático da OTAN.
A aquisição do KC-390 faz parte de um acordo assinado pelo governo português em 2019, que incluiu a compra inicial de cinco aeronaves e um simulador de voo. Em 2024, Portugal ativou a opção de compra de uma sexta unidade, em linha com sua estratégia de receber uma aeronave por ano. Além disso, o acordo inclui a possibilidade de adquirir até dez aeronaves adicionais para serem oferecidas aos países aliados e membros da OTAN, consolidando assim a posição do KC-390 como um substituto moderno para o veterano C-130 Hercules.

A cerimônia de entrega no Brasil coincidiu com outro evento significativo: o primeiro voo do A-29N Super Tucano, versão especialmente desenvolvida para atender aos padrões da OTAN. Portugal, como cliente lançador desta nova variante, busca fortalecer suas capacidades de treinamento e apoio aéreo aproximado, preenchendo a lacuna deixada pela aposentadoria dos Alpha Jets em 2018.
Com estas aquisições, Portugal reafirma a sua aposta na modernização das suas Forças Armadas e na sua integração operacional no âmbito da defesa coletiva europeia e transatlântica.
*Imagens meramente ilustrativas.
Você pode estar interessado em: A Embraer entregou a terceira aeronave C-390 Millennium à Força Aérea Portuguesa
Estamos procurando por você! Vaga aberta na Equipe Editorial da Blue Field Media para o cargo de Correspondente no Brasil




