Por meio da publicação de um relatório recente, o Escritório de Responsabilidade Governamental dos Estados Unidos (GAO) revelou que a produção dos novos caças-bombardeiros F-15EX para a Força Aérea dos EUA continua enfrentando importantes desafios e dificuldades, atribuídos principalmente a problemas na cadeia de suprimentos. A divulgação ocorre praticamente ao mesmo tempo em que o Congresso norte-americano se prepara para injetar até 3 bilhões de dólares adicionais no programa.

Segundo o relatório anual da GAO, publicado em 11 de junho, o F-15EX já atingiu sua capacidade de produção plena, bem como a Capacidade Operacional Inicial (IOC). No entanto, esses marcos estão sendo ofuscados por uma escassez persistente de peças e por casos de componentes defeituosos que não atendem aos padrões de qualidade exigidos. Além disso, o órgão de controle expressou preocupações quanto à viabilidade das novas capacidades de guerra eletrônica EPAWSS da aeronave, destacando que alguns fornecedores abandonaram o projeto e há dificuldades para integrar os sistemas às aeronaves mais antigas.

Em maiores detalhes, a GAO apontou que a falta de peças afeta especialmente os componentes de titânio das aeronaves, as telas de visualização e os propulsores dos assentos ejetáveis. Além disso, a Boeing enfrenta atrasos nas entregas que exigem acelerar o ritmo de produção de uma para duas aeronaves por mês até abril de 2026, a fim de cumprir o cronograma previsto — prazos que foram afetados por modificações no design da fuselagem, após identificarem perfurações feitas incorretamente.

Vale lembrar que este não é o primeiro obstáculo significativo enfrentado pelo programa F-15EX, o que fica evidente nas reduções do número total de aeronaves inicialmente planejado pela Força Aérea. Originalmente, o programa previa 144 caças, mas esse número foi reduzido para 104 nas solicitações orçamentárias do ano fiscal de 2023. Posteriormente, no pedido referente ao ano fiscal de 2025, uma nova redução levou esse total a 98 unidades. Com a injeção de novos fundos por parte do Congresso, até 25 F-15EX adicionais do plano original poderiam ser recuperados.

Imagens utilizadas apenas para fins ilustrativos.

Você pode estar interessado em: Por US$ 2 bilhões, os EUA autorizaram a venda de um pacote logístico para os caças F/A-18F e as aeronaves de ataque eletrônico EA-18G da Força Aérea Real Australiana

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.