Por meio de uma série de documentos oficialmente divulgados, o governo norueguês confirmou que finalizou a doação de um total de 14 caças F-16 Bloco 10/15 para equipar a Força Aérea Ucraniana em 2024. O número mencionado não é insignificante, já que no ano passado Oslo havia comprometido, conforme relatado em julho, um lote inicial de seis unidades da Força Aérea Real Norueguesa, que já finalizou a substituição dos Fighting Falcons pelos novos caças stealth F-35.
Nas últimas semanas, foi confirmado que os principais membros da coalizão europeia para a transferência de F-16 para a Ucrânia estão progredindo na entrega de lotes sucessivos de aeronaves. Eles já concluíram seus embarques, como no caso da Holanda, ou estão em processo de fazê-lo, como no caso da Dinamarca e da Noruega. No entanto, até o momento, nenhuma entrega de caças foi registrada da Bélgica, um país que vem enfrentando atrasos nesse processo.

No caso da Noruega, e conforme relatado pelo Congresso dos Estados Unidos, o país recebeu autorização para transferir para a Ucrânia até um total de “…22 F-16 Bloco 10/15, motores, equipamentos de apoio, bancadas de teste, ferramentas, material de manutenção, simuladores, peças de reposição, manuais e documentos técnicos, entre outros”, conforme detalhado pelo Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos EUA em fevereiro de 2024. Além disso, foi acrescentado que a operação foi avaliada em “…1.683,5 milhões de dólares, valor que inclui desde motores reservas até simuladores, manuais, ferramentas e materiais diversos para operar e manter os F-16”.

No entanto, conforme indicado em um relatório de importação e exportação emitido pela Agência Norueguesa de Controle de Exportação e Sanções (DEKSA) datado de 6 de junho, o governo concluiu a doação de um total de 14 caças F-16, um número maior do que o relatado em julho de 2024.
Por fim, resta saber se, com base no número total de aeronaves autorizadas pelos Estados Unidos para transferência, a entrega completa de todos os 22 F-16s e dos equipamentos relacionados à sua operação foi concluída.
Você pode estar interessado em: Foi confirmada a queda de um caça Su-35S das Forças Aeroespaciais Russas na Ucrânia




