Em um contexto de crescente atividade naval na Ásia e regiões adjacentes, uma nova versão modernizada do destróier de mísseis Tipo 052D da Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLAN) foi vista participando de um exercício de treinamento. Essa mobilização, segundo analistas, teria servido para avaliar novas capacidades tecnológicas incorporadas ao navio.
Nos últimos dias, um destacamento de destróieres do Comando do Teatro Sul da PLAN foi mobilizado junto a outras embarcações para a realização de um exercício naval que incluiu a participação dos navios Weinan e Yulin. No âmbito da atividade, foram conduzidos diversos exercícios em diferentes zonas marítimas que, conforme informado pelas autoridades da força naval, buscaram avaliar a coordenação e a capacidade de tomada de decisões.

No entanto, as imagens divulgadas revelaram modificações no destróier de mísseis guiados Tipo 052D Weinan (166). Ao contrário de outras versões dessa classe, que contam com cúpulas esféricas para abrigar os radares no mastro principal, o navio está equipado com um novo radar de face dupla, em uma disposição semelhante à adotada nas novas fragatas furtivas Tipo 054B.
Segundo especialistas, esse novo sistema de radar visto no destróier pode ser uma versão modificada dos radares que atualmente equipam os Tipo 052D, e provavelmente trata-se de uma antena de radar de varredura eletrônica ativa (AESA) de face dupla rotatória — o que indica uma modernização do equipamento eletrônico em relação à configuração original da classe. Contudo, essa tecnologia foi observada pela primeira vez nas mencionadas fragatas Tipo 054B, as quais representam um salto tecnológico muito mais significativo que outras classes. A incorporação desse tipo de sistema e sensores busca dotar os navios chineses de maiores capacidades para detectar e rastrear alvos aéreos e marítimos a distâncias cada vez maiores.

Por outro lado, diversos relatórios coincidem em que esta não seria a primeira vez que se detecta uma versão aprimorada do Tipo 052D. Em abril deste ano, meios oficiais chineses informaram sobre uma variante modificada que incorporava um radar adicional para ampliar as capacidades de detecção e alerta precoce, um convés de voo estendido para operar uma maior variedade de helicópteros, e um sistema de lançamento vertical atualizado, capaz de empregar diferentes tipos de mísseis.
Por fim, ainda que a Marinha da China continue avançando no desenvolvimento e na incorporação de novas variantes, analistas destacam que o projeto base do Tipo 052D segue sendo altamente eficiente, graças ao seu deslocamento intermediário que permite operar tanto em áreas próximas à costa quanto em mar aberto, em missões de longa duração. Além disso, suas capacidades integradas de defesa aérea, guerra antissuperfície e antissubmarino o posicionam como um dos navios mais versáteis e capazes da frota da PLAN.
*Fotos utilizadas apenas para fins ilustrativos.
Pode lhe interessar: O porta-aviões Liaoning da Marinha Chinesa conduziu exercícios de controle de danos em águas disputadas com o Japão






