Chegou ao Porto de Montevidéu a remessa de seis (6) Veículos Blindados Médios Oshkosh M-ATV de um total de 36 unidades, bem como seis (6) caminhões todo-terreno de 7 toneladas (6×6) Mk23 de um total de 60. Esses veículos foram adquiridos por meio do programa FMS (Foreign Military Sales) dos Estados Unidos, a partir de estoques dos EUA. Corpo de Fuzileiros Navais, após dois anos de negociações (2023) com o Escritório de Cooperação de Defesa (OCD) da Embaixada dos EUA no Uruguai e o Escritório de Programas Internacionais da Marinha dos EUA (NIPO).

O M-ATV, oficialmente no Corpo de Fuzileiros Navais é chamado de Mine Resistant Ambush Protected/All-Terrain Vehicle (MRAP/ATV), e é um veículo tático todo-terreno (4×4) com blindagem leve contra minas e emboscadas, com uma torre, que vem com suportes para uma metralhadora .50 e a possibilidade de também transportar um lançador de gado. A versão adquirida pelo Uruguai é o M1240A1 Forças Especiais (Fuerzas Especiales), construído para operações sofisticadas e para enfrentar as incertezas do campo de batalha, graças aos seus sistemas C4ISR totalmente configuráveis ​​e integrados que fornecem consciência situacional e comunicações avançadas. É um veículo muito versátil para operações de baixa intensidade, como aquelas encontradas em missões de manutenção da paz ou mesmo tarefas de patrulha de fronteira. A intenção inicial do Exército Uruguaio era adquirir apenas 20 veículos, mas dado o excelente estado de conservação desses veículos e suas capacidades, que os tornavam versáteis para as necessidades multitarefas do Exército, conseguiu-se um máximo de 36 veículos.

No que diz respeito aos caminhões táticos (6×6), os modelos Oshkosh MK23 e MK25, conhecidos no Corpo de Fuzileiros Navais como “caminhões de Substituição de Veículo Tático Médio (MTVR)”, são veículos de carga (7 toneladas em todo terreno e 15 toneladas na estrada) em apoio às operações táticas. A maioria deles são caminhões padrão e de caçamba curta, com algumas variantes mais específicas, como caminhões-guindaste, etc. Todos os MTVRs são equipados com um motor diesel Caterpillar C-12 de 11,9 litros e seis cilindros, desenvolvendo 425 cv a 1800 rpm; com transmissão automática Allison de sete velocidades, com tração permanente nas quatro rodas. Além disso, o modelo MK25 incorpora um guincho de 9.072 kg (20.000 lb) para autorrecuperação. Esses veículos permitirão ao Exército Uruguaio reforçar suas áreas de missão primária e subsidiária, como apoiar o Sistema Nacional de Emergências para auxiliar a população em desastres e emergências nacionais.

Espera-se que os 12 veículos sejam transferidos em breve para o Serviço de Material e Armamento (SMA) para inspeção e conclusão de toda a documentação necessária para garantir a operação e manutenção adequadas antes de serem designados às unidades.

Com esta aquisição, o Exército Nacional Uruguaio deu um passo significativo na renovação de seus equipamentos militares, reafirmando seu compromisso com a segurança nacional e a cooperação internacional em defesa.

*Fotografias: Exército Uruguaio.

Você pode estar interessado em: A Marinha do Brasil está negociando a doação de dois helicópteros Bell 206 para a Marinha do Uruguai

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.