Como parte do Exercício Conjunto EXOP AIRLIFT-COMAO 2025, a Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou uma de suas principais atividades operacionais do ano em 26 de maio, com o envio de caças F-39 Gripen e F-5M Tiger e mais de 1.000 efetivos, incluindo 400 soldados da FAB e 600 do Exército Brasileiro. O exercício está sendo realizado na Base Aérea de Anápolis (BAAN), no estado de Goiás, e vai até 6 de junho.

Sob a coordenação do Comando de Preparação (COMPREP), a operação está sendo realizada em um cenário simulado de guerra regular, visando fortalecer a interoperabilidade conjunta em missões de alta complexidade. O objetivo central do EXOP AIRLIFT-COMAO 2025 é consolidar a doutrina da Aviação de Transporte e treinar tripulações na execução de missões aéreas compostas (COMAO) em um ambiente que reproduza as condições de um conflito armado real.

Neste contexto, são realizadas operações envolvendo lançamentos em massa de paraquedistas, infiltração e exfiltração de forças, evacuação aeromédica (MEDEVAC) em áreas hostis, assalto ar-solo, missões de reconhecimento e ataque tático, defesa antiaérea e reabastecimento em voo de aeronaves de combate participantes.

As aeronaves utilizadas incluem o avião de transporte tático Embraer KC-390 Millennium, o Saab F-39 Gripen, o Northrop F-5M Tiger, o AMX A-1M, o Airbus C-105 Amazonas, o Embraer E-99M e os helicópteros Sikorsky H-60 ​​Black Hawk. Por sua vez, as forças terrestres mobilizaram paraquedistas, forças especiais e sistemas de defesa antiaérea. Em particular, destaca-se a execução de operações noturnas, nas quais são incorporados óculos de visão noturna (NVG), aumentando o realismo e a exigência tática do treinamento.

Vale destacar que, como parte dos preparativos para este exercício, a FAB realizou pela primeira vez, na última segunda-feira, 19 de maio, o carregamento de uma viatura de telecomunicações Agrale Marruá, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º/1º GCC), em um KC-390 Millennium. Esta operação logística tornou-se um marco ao demonstrar a capacidade de transporte do Marruá, uma plataforma equipada com sistemas de transmissão, links de satélite e amplificadores de sinal, projetada para garantir comunicações confiáveis ​​em ambientes críticos ou isolados.

*Créditos da imagem: Força Aérea Brasileira.-

Você pode estar interessado em: A Força Aérea Brasileira se prepara para receber outro lote de novos caças JAS-39 Gripen E

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.