Como parte do processo de modernização de sua aviação naval, e com o objetivo de substituir os MiG-29K atualmente em serviço, a Índia assinou ontem, 28 de abril, um contrato com a empresa francesa Dassault Aviation para a aquisição de 26 caças Rafale M.

O acordo, finalizado após um Acordo Intergovernamental entre Nova Déli e Paris, contou com a presença do presidente e CEO da empresa francesa, Éric Trappier. De acordo com informações divulgadas anteriormente, a operação envolve 22 aeronaves monopostos e quatro bipostos, que serão designadas aos Grupos Aéreos Embarcados (GAE) dos porta-aviões INS Vikrant e INS Vikramaditya.

Esta é a primeira exportação do Rafale em sua versão porta-aviões, atualmente operado pela Marinha Francesa a bordo do porta-aviões nuclear Charles de Gaulle. Sobre isso, Éric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation, declarou que “A aquisição do Rafale Marine confirma a satisfação das autoridades indianas com as capacidades da aeronave e seu desejo de expandir seu uso operacional”.

A seleção do Rafale M foi oficializada em julho de 2023 após uma avaliação técnica que também considerou o F/A-18 Super Hornet da Boeing. Embora o contrato devesse ser assinado durante a visita do primeiro-ministro Narendra Modi a Paris em março passado, o anúncio foi adiado enquanto os detalhes finais eram acertados.

O contrato também inclui um pacote de armas ar-ar e ar-superfície, incluindo os mísseis MBDA Meteor BVR e os mísseis antinavio MBDA Exocet, bem como suporte logístico e serviços de manutenção. A transação está avaliada em aproximadamente US$ 7,6 bilhões.

A incorporação do Rafale M também servirá como uma solução provisória enquanto o desenvolvimento do futuro caça nacional baseado em porta-aviões, projetado sob o programa TEDBF (Twin Engine Deck Based Fighter), avança. O protótipo é esperado para os próximos anos.

*Imagens usadas para fins ilustrativos.-

Você pode estar interessado em: F/A-18C/D dos Fuzileiros Navais dos EUA afundarão antiga corveta da Marinha das Filipinas no Mar do Sul da China

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.