Como parte de seu plano de investimento recentemente anunciado, no valor de mais de € 25 bilhões, a Grécia anunciou que adquiriu um novo lote de mísseis antinavio Exocet MM40 Block 3C da França para equipar sua Marinha, com o contrato sendo assinado esta semana. A notícia já foi confirmada pelo ministro da Defesa grego, Nikos Dendias, que explicou que o lote seria composto por 16 mísseis de fabricação francesa, embora os custos de aquisição ainda não tenham sido especificados.

Expandindo os detalhes, o contrato em questão foi assinado em Atenas por importantes autoridades gregas e francesas, incluindo o Diretor Geral da Direção Geral de Investimentos em Defesa e Armamentos (GDDIA), Major General Ioannis Bouras, e Annie Kristina Ramon, representante da MBDA (fabricante de mísseis). A assinatura também foi testemunhada pelo ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu, que está em visita oficial à capital grega para fortalecer os laços estratégicos entre os dois países; Ele visitou o porto de Pireu, onde está localizada a fragata francesa Alsace, e os estaleiros de Salamina.

Sobre o destino dos mísseis Exocet MM40 Block 3C adquiridos pela Grécia, a mídia especializada noticiou que eles equiparão o HS Karathanasis (P78) e o HS Vlachakos (P79), dois barcos de mísseis de ataque rápido pertencentes à classe Roussen. Trata-se de dois navios que entraram em serviço em 2020 e 2022, respectivamente, e que atualmente contam com mísseis Exocet em suas variantes Bloco 2 e 3, que também equipam os cinco primeiros navios da classe citada; Cada exemplar é capaz de transportar até 8 unidades que complementam um canhão principal OTO 76/62 Super Rapid e lançadores de mísseis antiaéreos RAM de 21 células, entre outros armamentos.

Tendo mencionado as variantes anteriores do míssil adquirido pela Grécia, é útil rever as características que tornam o Exocet MM40 Bloco 3C, cujas capacidades são muito superiores ao atual inventário de barcos disponíveis para a Marinha Helênica. Sua principal vantagem está na incorporação de um novo sistema de orientação que é eficaz em qualquer ambiente climático e contra uma ampla gama de alvos, mesmo aqueles com contramedidas eletrônicas, graças ao seu avançado buscador de banda J. Segundo o fabricante, a arma tem alcance de até 250 quilômetros, o que representa uma melhoria considerável em relação às variantes anteriores.

Por fim, vale destacar que a compra dos mísseis Exocet MM40 Block 3C não é a única negociação que Paris e Atenas teriam promovido. A potencial compra de uma quarta fragata da classe Belharra para fortalecer as capacidades de combate da Marinha Grega também foi discutida. Especificamente, a aquisição expandiria o contrato assinado em 2022 para três navios: o HS Kimon, o HS Nearchos e o HS Formion, aos quais o novo HS Themistocles seria adicionado caso a transação fosse realizada. Os planos de renovação da Marinha Grega também podem ser vistos no recente anúncio da modernização dos submarinos U214, bem como na intenção de atualizar quatro fragatas da classe Hydra (MEKO 200HN) atualmente em serviço.

*Imagens utilizadas para fins ilustrativos

Você pode estar interessado em: Enquanto aguarda os F-35A adquiridos dos EUA, a República Tcheca negocia com a Suécia a extensão do arrendamento dos caças Gripen que equipam sua Força Aérea

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.