Durante a feira LAAD Defense & Security 2025, realizada no Brasil no início deste mês, a empresa brasileira SIATT assinou um acordo com a empresa turca Kale Jet Engines para o fornecimento do motor turbojato KTJ-3200 para o míssil antinavio MANSUP. Este acordo permitirá a integração do sistema de propulsão fabricado na Turquia, marcando um avanço significativo na cooperação industrial de defesa entre os dois países.

O motor KTJ-3200, desenvolvido pela Kale Jet Engines como parte do “Projeto de Desenvolvimento de Motores Turbojato” promovido pelo Ministério das Indústrias de Defesa da Turquia, representa uma das plataformas mais avançadas do gênero. Este motor é atualmente usado no míssil anti-navio ATMACA e no míssil de cruzeiro SOM. Este motor se destaca pelo seu design compacto, alta relação empuxo-peso e baixo consumo específico de combustível.

Com este acordo, a Turquia conclui sua primeira exportação de motores turbojato para mísseis, um marco destacado pelo Presidente do Ministério das Indústrias de Defesa, Prof. Dr. Haluk Görgün, que declarou: “Demos mais um passo histórico para as exportações da nossa indústria de defesa. Na Feira de Defesa e Segurança LAAD, no Brasil, nossa empresa Kale Jet Engines, que desenvolve motores turbojato para mísseis com capacidades nacionais, assinou um acordo de exportação com a empresa brasileira de defesa SIATT para o fornecimento de motores turbojato para mísseis.”

Este acordo representa um passo fundamental para o futuro do projeto MANSUP, especialmente no desenvolvimento e na projeção internacional de sua versão mais ampla, o MANSUP-ER. Vale ressaltar que a SIATT assinou um contrato de US$ 350 milhões em março passado com o EDGE Group e os Emirados Árabes Unidos, que adotarão o míssil como parte do equipamento de sua Marinha.
Esta operação consolida a entrada do sistema brasileiro no competitivo mercado global de armas antinavio. Ao mesmo tempo, negociações ativas estão em andamento com outros potenciais compradores em regiões como África, Ásia e América Latina, fortalecendo a posição do Brasil como um fornecedor emergente de tecnologia militar avançada.
*Imagem da capa usada para fins ilustrativos.-
Você pode estar interessado em: SIATT e EMGEPRON ampliam alcance internacional do míssil antinavio MANSUP da Marinha do Brasil com novo acordo de exportação




