Como parte dos preparativos para a entrada em serviço das fragatas da classe Tamandaré, a Marinha do Brasil iniciou os testes para a implantação de seus helicópteros AH-11B Super Lynx a partir desses navios. Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque (HA-1), em conjunto com engenheiros aeronáuticos da Marinha e da Força Aérea Brasileira, realizaram atividades de instrumentação de aeronaves, com o objetivo de definir o envelope de ventos para operações seguras.

Para os testes, sensores e equipamentos específicos foram instalados no AH-11B Super Lynx para medir parâmetros críticos como velocidade e direção do vento, movimentos da aeronave e as forças que atuam durante o voo. Esses dados são essenciais para determinar as condições de segurança sob as quais os helicópteros poderão operar a partir do convés de voo dos novos navios, garantindo a segurança e a eficácia das operações navais.

Enquanto isso, continuam nas instalações da Thyssenkrupp Brasil Sul (tkEBS) as obras de construção das fragatas da classe Tamandaré. A primeira unidade, a Fragata “Tamandaré” (F200), já recebeu a instalação e integração do canhão naval 76/62 Super Rapid MF, fornecido pelo consórcio italiano Oto Melara-Leonardo. Após seu lançamento em agosto, o estaleiro Thyssenkrupp Brasil Sul (tkEBS) continua avançando na integração de sistemas de sensores e armas em suas instalações em Itajaí, Santa Catarina.

Enquanto isso, o progresso está sendo feito na construção do segundo e terceiro navios da classe, com o batimento da quilha e o corte das primeiras placas de aço naval previstos para 2024. Enquanto o trabalho continua nas partes superiores do navio, os testes portuários e de navegação devem começar ao longo do ano, com entrega à Marinha do Brasil em uma data ainda a ser definida.

Você pode estar interessado em: As Marinhas do Brasil e da França mobilizam seus navios “Bahia” e “Mistral” para manobras anfíbias durante a Operação “Jeanne d’Arc 2025”

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.