Com a mobilização de 1.200 efetivos, embarcações anfíbias e unidades navais e de desembarque, as Marinhas do Brasil e da França concluíram a fase brasileira da Operação Joana d’Arc 2025 com uma demonstração de destreza anfíbia na Praia Mansa, Fortaleza, Brasil. Este exercício consistiu numa operação anfíbia com projeção de força do mar para a costa, centrada numa simulação de evacuação civil num ambiente de crise.

O destacamento contou com a presença do Navio Polivalente (NDM) “Bahia” (G-40) da Marinha do Brasil e do Porta-Helicópteros Anfíbio (PHA) “Mistral” (L9013), além da fragata “Surcouf” (F711) da Marinha Nacional Francesa. Antes do início das manobras, o Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil mobilizou suas tropas do Rio de Janeiro para Fortaleza a bordo do NDM “Bahia”, demonstrando sua rápida capacidade de deslocamento em longas distâncias. Na fase inicial da operação de desembarque, equipes de Operações Especiais realizaram uma vistoria na área da praia onde ocorreria a aproximação pelo mar. O navio então lançou os Veículos Anfíbios de Lagartas (CLAnf), seguidos de botes infláveis, completando assim o desembarque das tropas brasileiras e francesas.

Depois que a cabeça de praia foi estabelecida, as tropas montaram um Centro de Controle de Evacuação, onde os civis foram registrados, auxiliados por equipes de segurança, saúde e imigração e embarcados em veículos anfíbios. Por fim, os barcos de desembarque EDA-R e EDA-S da Marinha Francesa, capazes de transportar até 80 toneladas, reforçaram a operação com o desembarque de pessoal adicional.

Um dos destaques deste exercício foi o lançamento de mísseis MANSUP (Mísseis Antissuperfície Nacionais), desenvolvidos no Brasil pela empresa SIATT, adaptados ao sistema lançador de foguetes ASTROS do Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais, que foram transportados por um Embraer KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira, em uma operação inédita.

Além disso, helicópteros UH-15 Super Cougar e vários veículos blindados, incluindo veículos Mowag “Piranha” e JLTV 4×4, nove caminhões de 5 toneladas, 15 veículos leves, ambulâncias equipadas com UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), um caminhão-tanque e oito veículos anfíbios de esteira CLAnf, foram mobilizados nesta ocasião.

*Créditos da imagem: Marinha do Brasil.-

Você pode estar interessado em: As Marinhas do Brasil e da França mobilizam seus navios “Bahia” e “Mistral” para manobras anfíbias durante a Operação “Jeanne d’Arc 2025”

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.