Como parte da apresentação da BAE Systems na feira internacional LAAD Defense & Security 2025, que será realizada no Rio de Janeiro, Brasil, em abril, um tanque CV90120 chegou ao Brasil. Esta é a sua proposta para fornecer ao Exército Brasileiro um novo veículo blindado de combate sobre esteiras. A unidade partiu de Örnsköldsvik, na Suécia, e foi transportada por terra até Gotemburgo, onde foi embarcada no navio e transportada por mar até o Porto de Santos e, finalmente, até o Rio de Janeiro.
A LAAD 2025 será a primeira vez que a empresa exibirá um desses veículos em tamanho real, destacando suas capacidades de combate e potencial integração às forças terrestres do Brasil. O veículo permanecerá em exposição estática durante todo o evento no estande da BAE Systems no Pavilhão 4, V40.

Além do CV90120, a BAE Systems apresentará uma variedade de soluções de tecnologia de defesa em seu estande, incluindo os navios de patrulha offshore da classe Amazonas em serviço na Marinha do Brasil e o veículo de combate anfíbio (ACV). Também estarão em exposição sistemas de artilharia como os canhões navais 40Mk4 e 57Mk3, munição 3P, o canhão rebocado M777 de 155 mm e o canhão TRIDON Mk2 de 40 mm, além dos radares de vigilância naval AWS-10 e Artisan, utilizados no navio polivalente NAM Atlântico, capitânia da Marinha do Brasil.
O relacionamento entre a BAE Systems e o Brasil remonta a mais de um século, com vários projetos, incluindo a modernização dos obuses autopropulsados M109A5+, os veículos blindados de esteira M113 e a entrega dos navios da classe Amazonas e veículos de combate anfíbios para o Corpo de Fuzileiros Navais. Além disso, a empresa colabora com empresas locais, como a EMGEPRON, no setor de munições, e a Embraer, nos programas de mobilidade aérea urbana C-390 e EVE.

Em relação aos veículos blindados, desde meados de 2023, a BAE Systems vem realizando diversas demonstrações do CV90 como parte do programa Veículo de Combate de Infantaria (VBC Fuz) para equipar o Exército Brasileiro. Em abril de 2023, a empresa enviou ao país um CV90 MK III para avaliação, com possibilidade de oferecer também sua versão MK IV para o programa, que visa substituir os tanques M113 VCI e Leopard 1A5.
No segmento de veículos de combate, o tanque leve CV90120, derivado do CV90 e equipado com canhão de 120 mm, está entre as opções avaliadas pelo Brasil. Essa plataforma poderia ser integrada ao Programa de Forças Blindadas Estratégicas do Exército, que prevê a aquisição de pelo menos 65 unidades de Veículos Blindados de Combate (ACV) para substituir o Leopard 1A5BR no futuro.
Você pode estar interessado em: O Exército Brasileiro concluiu a transferência dos veículos blindados EE-11 Urutu desativados para a Polícia Militar





