Ao longo dos últimos meses e anos, a Força Aérea da Suécia vem avançando em diversas iniciativas com o objetivo de dotar seus caças multifunção JAS-39 Gripen C/D e E com novos armamentos ar-ar e ar-terra. Essas iniciativas compreendem desde a necessária atualização das aeronaves de combate fabricadas pela Saab até a concretização de ordens de compra, como demonstra a recente confirmação da aquisição de um novo lote de mísseis ar-ar de longo alcance BVR MBDA Meteor.

Conforme já relatamos anteriormente, a Força Aérea da Suécia concretizou diversas ordens de compra de armamentos para sua frota de caças Gripen. Para citar alguns exemplos, podemos mencionar, durante o mês de fevereiro passado, a aquisição de bombas MK82. Antes disso, havia sido confirmada a compra de um lote de mísseis ar-ar AIM-120C8 AMRAAM dos Estados Unidos, destinados a substituir os que foram transferidos à Ucrânia. A isso se somaram também novos designadores de alvos LITENING 5 adquiridos da Saab.

Dessa forma, e somando-se a essas ordens, a Agência Sueca de Material de Defesa (FMV) assinou um contrato com a filial britânica do consórcio europeu MBDA para a compra de um lote adicional de mísseis BVR Meteor, os quais serão entregues ao longo do ano de 2025.

“A aquisição adicional do Meteor faz parte dos esforços para aumentar ainda mais a capacidade de defesa aérea das Forças Armadas suecas, tanto em nível nacional quanto no âmbito da OTAN. Esta é a terceira compra adicional do sistema que a FMV realiza em nome das Forças Armadas”, declarou Martin Anderberg, chefe do sistema de caças de combate da FMV.

O Meteor é um míssil ar-ar de longo alcance do tipo BVR, sendo considerado um dos mais capazes e valorizados em sua categoria. Isso se deve aos seus avançados sistemas de propulsão e buscador de radar ativo, além de um enlace de dados bidirecional que lhe permite manter comunicação com a aeronave que o lançou, recebendo dados (inclusive de terceiros) sobre o alvo a ser neutralizado.

Em termos de alcance, o Meteor é capaz de atingir distâncias de até 150 quilômetros, apresentando também um desempenho cinético três vezes superior ao de outros sistemas similares, segundo afirma o fabricante.

Desde 2016, faz parte do armamento de longo alcance dos Gripen C/D da Força Aérea da Suécia, tendo sido empregado em exercícios de tiro, testes e avaliações. Entre estes, destacou-se o realizado durante o ano de 2022, quando no final do mês de agosto foi registrado o primeiro disparo de um Meteor por um Gripen E, a mais moderna variante do caça de origem sueca.

Os testes ocorreram no campo de tiro de Vidsel, localizado no norte da Suécia, a uma altitude de 16.500 pés, como parte dos esforços de integração visando seu uso operacional na variante mais recente do Gripen.

Fotografias utilizadas apenas para fins ilustrativos.

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.