No início de agosto de 2024, a COTECMAR e a DAMEN formalizaram sua parceria para a construção local de uma nova plataforma de superfície para equipar a Marinha Colombiana. Oficialmente chamada de Plataforma Estratégica de Superfície (SSP), é uma fragata baseada no projeto SIGMA do estaleiro holandês e equipada com equipamentos e armas de vários fornecedores. Entre elas, destaca-se a BAE Systems, que confirmou que equipará o futuro navio colombiano com seu sistema de canhão naval Bofors 40 Mk4.

Com base no projeto SIGMA 10514, a nova fragata PES construída pela COTECMAR para equipar a Marinha Colombiana terá um comprimento de 107,5 metros, uma boca de 14,02 metros e um deslocamento projetado de 2.365 toneladas. De acordo com vários anúncios e projetos conceituais divulgados, o armamento principal do navio incluirá um canhão naval de 75 mm, complementado por outros sistemas de canhões fornecidos pela BAE Systems.

Este último é resultado do recente contrato concedido pela DAMEN à BAE Systems para fornecer seu sistema de canhão naval Bofors 40 Mk4, tornando a Colômbia a segunda operadora regional deste sistema de armas navais.

A empresa destacou esta nova parceria com a DAMEN e a COTECMAR para equipar a mais nova fragata da Marinha Colombiana com significativas capacidades de combate de superfície.

A este respeito, eles explicaram que: “O Bofors 40 Mk4 é um sistema de artilharia naval compacto e leve, projetado para operações de guerra antiaérea e antissuperfície. Sua capacidade de alternar perfeitamente entre diferentes tipos de munição permite que ele enfrente ameaças no ar, em terra e no mar com grande versatilidade.”

Acrescentando, em relação a outras características do canhão: “A munição programável Bofors 3P de 40 mm oferece máxima flexibilidade operacional, pois pode ser configurada em seis modos de função diferentes para atingir o efeito de combate ideal. A comprovada munição de 40 mm, combinada com as mais recentes tecnologias de munição, fornece uma plataforma pronta para enfrentar desafios previstos e inesperados.”

Embora não mencionado, e seguindo o design das fragatas SIGMA, este sistema de canhões navais complementa o canhão principal de 75 mm na seção de proa do navio, formando assim o importante conjunto de sistemas de armas que o PES terá, complementado por sistemas de mísseis de lançamento vertical (VLS), com a capacidade de disparo do míssil antinavio SSM 700K Hae Sung I de origem sul-coreana, e sistemas de defesa aérea pontual do tipo CIWS.

O anúncio recente complementa o feito pela Saab há alguns dias, onde a empresa sueca será responsável por fornecer e equipar a fragata PES com seu Sistema de Gerenciamento de Combate 9LV, o Sistema de Controle de Fogo 9LV, o radar Ceros 200, o diretor de controle de fogo optrônico EOS 500, bem como os radares Sea Giraffe 4A e outros sistemas avançados; como o Ecenario Mundial conseguiu relatar há alguns dias.

Por fim, a DAMEN expressou sua satisfação “…que a BAE Systems Bofors esteja fortalecendo as capacidades de combate versáteis da fragata PES baseada no SIGMA 10514 com seu Bofors 40 Mk4 para a Marinha Colombiana”, disse Jasper Oreel, Diretor de Projetos da Damen Naval. “Como este é o primeiro contrato de aquisição direta entre a BAE Systems Bofors e a Damen Naval, estamos ansiosos para fortalecer ainda mais nosso relacionamento comercial e avançar no projeto PES“, acrescentou.

Você pode estar interessado em: A primeira das novas fragatas Tamandaré da Marinha do Brasil agora está equipada com o canhão naval 76/62 Super Rapid MF

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.