O governo dos Estados Unidos autorizou a possível venda de milhares de mísseis AGM-114 Hellfire para equipar os helicópteros de ataque AH-64A/D Apache da Força Aérea de Israel. A recente notificação do Departamento de Estado ao Congresso dos EUA para sua análise e aprovação complementa a decisão favorável ao governo israelense. Conforme informado anteriormente, essa venda inclui milhares de bombas e munições guiadas para os caças israelenses.

Atualmente, a Força Aérea de Israel é um dos principais operadores globais dos helicópteros de ataque Apache, adquiridos décadas atrás dos Estados Unidos. De acordo com vários relatórios, a frota israelense consiste em um total de 40 unidades nas versões Peten (A) e Seraf (D). Embora essas aeronaves tenham recebido várias melhorias e atualizações para mantê-las operacionais, não é novidade que a IAF está avaliando opções para substituir seus Apache mais antigos. Entre as opções consideradas estão a substituição dos Peten por drones de ataque mais modernos ou, mais conservadoramente, a aquisição de novos AH-64E “Guardian”, uma versão mais recente do Apache que está sendo introduzida nas unidades de aviação do Exército dos Estados Unidos, como aliados.
De acordo com a notificação da Agência de Cooperação em Defesa e Segurança (DSCA) de 7 de janeiro, o governo de Israel solicitou a compra de 3.000 mísseis AGM-114 Hellfire para equipar seus helicópteros de ataque AH-64 Apache. O pacote, no valor de US$ 660 milhões, será fornecido principalmente pela Lockheed Martin.




Um detalhe importante na notificação é a solicitação por diversas versões do míssil AGM-114 Hellfire, seja na compra de uma versão específica ou em combinação. Isso pode indicar a necessidade das Forças de Defesa de Israel de repor suas reservas de munições guiadas após mais de um ano de conflito contra o grupo terrorista Hamas e grupos proxy apoiados pelo Irã.
O Departamento de Estado dos EUA declarou que: “A venda proposta melhorará a capacidade de Israel de enfrentar ameaças atuais e futuras, fortalecendo a habilidade da Força Aérea de Israel de defender as fronteiras do país, sua infraestrutura vital e seus centros populacionais. Esta venda aumentará a interoperabilidade com as forças dos EUA e reforçará o compromisso dos EUA com a segurança de Israel e a modernização de suas forças armadas. Israel não terá dificuldades em integrar este equipamento em suas forças armadas.”


Por fim, o AGM-114 Hellfire é um dos principais armamentos ar-superfície utilizados por helicópteros das Forças Armadas dos Estados Unidos e aliados, sendo empregado para atacar veículos blindados de diversos tipos e edificações reforçadas, entre outros alvos. As plataformas que utilizam esses mísseis incluem os AH-64 Apache, nas suas diversas versões, além dos AH-6 Little Bird e AH-1Z Viper.
Fotografias utilizadas como ilustração: Força Aérea de Israel.
Pode lhe interessar: Por US$ 6,75 bilhões, os EUA autorizam a venda de milhares de bombas e munições guiadas para os caças da Força Aérea de Israel





