Diante dos novos ataques realizados por dissidências das FARC na região do Cauca, a Força Aeroespacial Colombiana realizou operações de apoio aéreo com o desdobramento de seus aviões de ataque Embraer A-29 Super Tucano.

De acordo com informações divulgadas por diversos meios de comunicação locais, os Super Tucano efetuaram ataques a acampamentos e outros alvos em um esforço para enfraquecer sua capacidade operacional. Esse tipo de apoio aéreo é fundamental para respaldar as operações terrestres e combater a ameaça insurgente. Vale destacar que, na semana passada, em resposta ao aumento da violência em Antioquia, o Exército Colombiano mobilizou unidades de artilharia para enfrentar os confrontos entre o Clã do Golfo e as dissidências das FARC.
Na ocasião, tropas do Batalhão de Artilharia de Campanha Nº 4 “Coronel Jorge Eduardo Sánchez” foram posicionadas no distrito de El Cedro, município de Yarumal, assim como em Pueblo Nuevo, Briceño. Paralelamente, a 14ª Brigada realizou operações no nordeste de Antioquia, identificando e atacando com fogo de artilharia bases estratégicas do Clã do Golfo, em um esforço para restabelecer o controle territorial.

Esse desdobramento ocorreu em meados de janeiro com a colaboração da Força Aeroespacial Colombiana (FAC), que utilizou um avião de transporte C-130 Hércules para transportar peças de artilharia Santa Bárbara Sistemas 155/52 APU-SBT, capazes de atingir alvos a 40 quilômetros de distância.
Imagens utilizadas para fins ilustrativos.
Pode lhe interessar: A artilharia do Exército Colombiano realiza ataques contra bases pertencentes ao Clã do Golfo em Antioquia




