Como parte da consolidação do sistema Saab F-39E Gripen, a Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu uma nova versão do simulador Mission Trainer (MT) e do Aircraft System Trainer (AST), ambos atualizados da configuração Basic Capability (BC) para Basic Capability Upgrade (BCU). Essa modernização reforça as capacidades operacionais e de treinamento dos pilotos, garantindo uma transição mais eficiente para a nova geração de caças.

A empresa Saab, responsável pelo desenvolvimento do Gripen, entregou o novo Mission Trainer no último dia 17 de janeiro, após a realização do Site Acceptance Test (SAT) entre os dias 13 e 17 na Base Aérea de Anápolis (GO). Durante o processo, participaram especialistas da Diretoria Técnica do Projeto Gripen, da Comissão Técnica de Avaliação (CAT), da Base Aérea de Anápolis (BAAN) e da própria Saab.

A respeito disso, a coronel Thais Franchi Cruz, representante do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), destacou a importância dessa incorporação ao afirmar que “É uma grande honra acompanhar a entrega de um produto que aumentará a capacidade operacional da FAB, permitindo que o Esquadrão cumpra suas missões com maior eficiência e competência.”

Por sua vez, o comandante Domingos Afonso de Moura Junior, piloto do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), ressaltou as vantagens da atualização: “A versão BCU trouxe novas capacidades que tornam a aeronave ainda mais eficaz em combate. Com o simulador atualizado, os pilotos poderão treinar, aprender as novas características e explorar o potencial dessa nova versão.”

Além do Mission Trainer, no dia 21 de janeiro também foi entregue a atualização do Aircraft System Trainer (AST), com testes realizados na Base Aérea de Natal (BANT) junto ao pessoal do Grupo de Logística. A modernização do AST fortalece o treinamento em manutenção e operações do Gripen, garantindo uma preparação mais completa para as equipes técnicas da FAB.

Créditos: FAB

Esse avanço soma-se à instalação prévia de dois simuladores de missão na Base Aérea de Anápolis, incorporados em 2023 e já operacionais. Essas plataformas permitem o treinamento “todo tempo”, assim como a simulação de procedimentos de emergência, contribuindo para a preparação dos pilotos brasileiros no sistema de armas Gripen F-39E.

Imagens utilizadas para fins ilustrativos.

Pode lhe interessar: ZM na CRUZEX – Os novos F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira são desdobrados como oponentes no Exercício CRUZEX

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.